# 12 abril de 2017 |
Cabeças esculpidas, J. D.’Okhai Ojeikere & André Magnin
Missão francesa, André Penteado & Thyago Nogueira
Volta ao mundo, Ed van der Elsken & Hripsimé Visser
[entrevista] A luta do cinema indígena, Vincent Carelli & Ana Carvalho & Fabiana Moraes
Se fôssemos assim, Titus Riedl & Maria Angélica Melendi
Entre o banal e o mito, Robert Lebeck & Lorenzo Mammì
Verdadeiro ou falso, Mauricio Puls
Vida e morte de @ex_miss_febem, Aleta Valente & Ivana Bentes
Estrela da noite, Vania Toledo & Silas Martí
“Marcas da indiferença”: aspectos da fotografia na, ou como, arte conceitual (1995), Jeff Wall
Desde o big bang do século XIX, o universo fotográfico segue em expansão. Celulares engoliram câmeras, câmeras devoraram filmadoras, e uma torrente visual se derramou sobre os feeds. Nesta edição, a fotografia é dissecada para revelar sua associação com outras disciplinas e expor os contornos de um mundo que exige pesquisa e reflexão. É o que sugere a caveira da capa, um irônico retrato descarnado feito por André Penteado em sua pesquisa sobre a Missão Francesa. Como um arqueólogo, o fotógrafo coletou cacos visuais para enriquecer o quebra-cabeça da história do Brasil. O assunto também é enfrentado pelo ensaísta Mauricio Puls ao discutir o sentido de verdadeiro e falso em nossas imagens de imprensa. O nigeriano J. D.’Okhai Ojeikere uniu antropologia e tipologia num estudo de penteados que expõe as raízes de uma tradição cultural efêmera.
Além de belos objetos fotográficos, os retratos pintados narram uma história íntima da fotografia popular que ainda precisa ser traçada. As selfies de @ex_miss_febem escancaram a autoexposição e o exibicionismo do século 21 para discutir a exploração visual do corpo feminino. A linguagem do amadorismo reaparece em texto histórico do artista Jeff Wall sobre o bê-a-bá estético da moderna fotografia de arte. Objeto de memorável retrospectiva, Ed van der Elsken exibe seu olhar estrangeiro no cinema e na fotografia, em livros e projeções, enquanto Vania Toledo vasculha as criaturas noturnas de seu arquivo. Por fim, as oficinas do Vídeo nas Aldeias são exemplo original e bem-sucedido de democratização da imagem. Ganhamos um admirável mundo novo.