“Samba Shiva”, de Vijai Patchineelam

 

Samba Shiva – As Fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam é um projeto de pesquisa do arquivo fotográfico do cientista Sambasiva Rao Patchineelam. O resultado é uma publicação de artista que discute questões como a autoria, edição e apropriação de imagens.

Vijai Patchineelam revisita o arquivo fotográfico de seu pai, Sambasiva Rao Patchineelam, cientista indiano que emigrou para o Brasil no final da década de 1960. Sambasiva se formou em geologia na Índia, fez especializações na Áustria e mestrado e doutorado na Alemanha antes de desembarcar em Salvador para dar aulas na Universidade Federal da Bahia, seguindo depois para a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, onde se estabeleceu em definitivo. Com uma câmera Minolta, presente de um amigo, registrou momentos em família no Brasil, na Índia e em outros países, bem como atividades e viagens profissionais.

As fotografias feitas em diversas cidades da Índia adquirem ainda um valor histórico particular, já que, entre 1960 e 1980, o acesso a câmeras fotográficas no país era restrito, graças às políticas econômicas que taxavam a importação de produtos estrangeiros e dificultavam o acesso a novas tecnologias. Estas e outras heranças do período colonial britânico são contextualizadas no texto do crítico de arte Hemant Sareen.

 

 

Vijai Patchineelam (Niterói/RJ – 1983), é bacharel em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou o doutorado pela Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia) em 2016. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, além de residências dentro e fora do Brasil. Seu trabalho mescla fotografia, vídeo e publicações.

 

 

Adquira o livro na Loja do IMS.