Câmera Aberta, projeto de Michael Wesely

Curadoria: Thyago Nogueira e Valentina Tong (assistente)

Para documentar a construção do novo museu do Instituto Moreira Salles na avenida Paulista, o IMS convidou o artista alemão Michael Wesely para desenvolver o projeto Câmera Aberta.

Feita com câmeras que ele mesmo constrói, a técnica de captação de imagens consiste em deixar o obturador da câmera aberto por um longo período, expondo o mesmo negativo para gerar uma única imagem. Wesely esteve no Brasil para instalar quatro câmeras analógicas e duas câmeras digitais nas fachadas dos edifícios vizinhos ao terreno do futuro museu do IMS, que ficarão em funcionamento até a conclusão do edifício, em 2017.

 

Michael Wesely nasceu em Munique. Estudou fotografia na Bayerische Staatslehranstalt für Photographie e graduou-se na Munich Academy of Fine Arts. Participou de diversas exposições internacionais, entre elas a 25ª Bienal de São Paulo. Pioneiro em fotografias de longa exposição, suas imagens mais célebres são as da reforma da praça Potsdamer, em que a exposição se estendeu por dois anos. Wesely fotografou também a ampliação do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), imagens que agora fazem parte da coleção permanente do museu.

 

Imagens: Valentina Tong e Ricardo Iannuzzi