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Premiados da Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2023

Publicado em: 25 de novembro de 2023

Fotolivros em exposição no Festival ZUM na Biblioteca do IMS Paulista.

A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles anunciam os três livros premiados pela Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2023.

Nuestros códigos, do Archivo de la Memoria Trans Argentina, contrapõe a afetividade das histórias individuais à violências das imagens institucionais, para dar forma a um testemunho que possa ser usado para exigir reparação do estado argentino. A importância do arquivo é enorme diante da situação política da Argentina atual. 

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, de Erick Peres, atualiza a ideia de álbum de famílias, com fotografias, bilhetes e outros documentos que narram em múltiplas vozes a história da ausência do pai na vida do artista.

A liberdade gráfica presente em Filhas do apocalipse, de Serpyente Coletiva, cujas páginas soltas podem ser recombinadas ou usadas como cartazes independentes, remete às novas possibilidades de pensar o corpo e transforma a simplicidade editorial em potência democrática.

Cada um dos três escolhidos receberá um prêmio de R$ 2 mil. Este ano o júri foi composto por Marina Feldhues (pesquisadora especialista em livros de fotografia), Renata Felinto (artista, professora e doutora em artes visuais), Thyago Nogueira (coordenador do núcleo de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM), Horrana de Kassia Santoz (curadora-assistente do IMS) e Miguel Del Castillo (coordenador da Biblioteca de Fotografia do IMS).

Segundo o júri “os três premiados exploram o fotolivro com profundidade, seja como arquivo e instrumento de reparação, seja revelando uma questão social por meio de uma narrativa pessoal, seja inscrevendo a performance do corpo na liberdade oferecida pelo objeto.”

Este ano foram selecionadas 45 publicações entre 216 fotolivros, zines, catálogos e livros de fotografia de todas as regiões do Brasil, além de países da América Latina e da Europa. As publicações recebidas foram avaliadas pela seguinte equipe, composta por membros da ZUM e da Biblioteca de Fotografia do IMS: Ângelo Manjabosco, Bruna Gallo, Carlos Franco, Horrana de Kassia Santoz, Laís Ribeiro, Luara Nogueira e Miguel Del Castillo. Cada selecionado receberá o valor de R$ 300 como ajuda de custo.

A convocatória foi criada em 2017 para aprofundar os vínculos do Instituto Moreira Salles com a produção contemporânea de fotografia voltada ao meio editorial. Queremos conhecer, exibir e divulgar os fotolivros, bem como estreitar relações com artistas em diversos estágios de carreira, produtores, editoras, designers e o público.

Os fotolivros selecionados serão apresentados ao público no Festival ZUM 2023, no dia 25 de novembro, às 10h na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. Em seguida, serão anunciados os três premiados do ano.

Veja abaixo a lista dos 45 livros selecionados:

A noite trouxe a manhã, Mariana Tassinari (Fotô Editorial)

Al final del valle rocoso, Rodrigo Agüero (Lactómeda Ediciones)

Appartenance, Ana Mendes e Edgar Kanaykõ (Iandé)

As meninas, Ana Cris Loureiro (quaseditora)

Batalha da arte, Vinícius Toledo (impresso em parceria com Senac)

Carne para los leones, Rocio Celis Gómez (Infinito Blanco ediciones)

Casulo, Breno Rotatori (Autopublicado)

Celebração do ordinário, Sophia Lapertosa (Autopublicado)                                               

Cosmopolíticas, Publicação Coletiva (Tempo d’Imagem & Fotoempauta)

Fake memoirs, Pedro Magalhães (Autopublicado)

Filhas do apocalipse, Serpyente coletiva (Há Boatos)

Fotografias deserdadas, Rubens Fernandes Junior (Tempo d’Imagem)

Geografias corporais, Ana Gilbert e Paulo Kellerman (Alter Edições)

Home street home, Ana Paula Albé (Piscina Pública Edições)

I know I exist because you imagine me, Gui Marcondes (Nearest Truth Editions)

Jogo de paciência, Ana Sabiá (Lovely House & Tempo d’Imagem)

Kepler–186F, Marcel Fernandes (Olhavê)

Le soleil, Ilse Cardoen e Mirelle van Tulder (Roots to Fruits)

Líquido digital super crystal, Júnior Yuki Morimoto (Autopublicado)

Mänk’áčen, Sergio Valenzuela Escobedo (Palais Book)

Menor de quebrada, Rafael Felix (Porto de Cultura)

Mukunã, Juh Almeida (Porto de Cultura)

Mundanidades, Romeu Silveira (zero-Edições)

No sé si hay otro lado del fuego, Colectiva (Infinito Blanco ediciones)

Notas de un fotógrafo, José Ruiz y Arturo Salazar (ediciónesréplica)

Nuestros códigos, Archivo de la Memoria Trans (Editorial Archivo de la Memoria Trans)

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, Erick Peres (Lovely House & Selo Turvo)

O menino me dá a mão, João Medeiros (Sô Edições)

Of all the statues that I found only one could say I love you, Felipe Abreu (Autopublicado)

Óris, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Selo Turvo)

Patria, Oleñka Carrasco (The Eyes Publishing)

Photography firmly enters the everyday, Anna Pylypyuk e Volodymyr Shypotilnykov (Autopublicado)

queda livre e um segredo, Gabz 404 (Autopublicado)

Quilo – Journal of photographic tales from Brazil, Mico Toledo (Autopublicado)

Radical melancolia, Nina Nunes (Autopublicado)                            

Regresamos con novedad, Lilia Cuero (Aquí y Allá)

Roots to Fruits Nº1 Ghanaian highlife, Mirelle van Tulder e Dele Adeyemo (Roots to Fruits)

Sergio, la cámara y yo, José Ruiz y Arturo Salazar (ediciónesréplica)

Shadow over shadow, Vitor Casemiro (MASA/The PhotoBookMuseum)

Substrato, Lua Alencar (Autopublicado)                                           

Traducción de La Odisea siguiendo un sistema de reproducción aleatória, Magdalena Pardo (Metaninfas)

Vá me desculpando qualquer coisa, Emrah Kartal (Tempo d’Imagem)

Vênus movimento 1 – Fascinação, Val Souza (Aziza)

Voltei porque te amo, Coletivo Deriva Cartográfica (Editora Gris)

Your eyes shine when they see me burning, Rochele Zandavalli (Editions Bessard)

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