Bolsa ZUM/IMS

Coletivo Lakapoy e Musa Michelle Mattiuzzi são os selecionados da 11ª edição da Bolsa ZUM/IMS

Publicado em: 4 de setembro de 2023


Os projetos vencedores da Bolsa ZUM/IMS 2023 são Gente de Verdade, do Coletivo Lakapoy, formado por Ubiratan Suruí, Txai Suruí e Gabriel Uchida; e Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco, de Musa Michelle Mattiuzzi.

A comissão julgadora da Bolsa ZUM/IMS selecionou os ganhadores da décima primeira edição depois de avaliar cerca de 650 projetos de todas as partes do país. Musa Michelle Mattiuzzi e o Coletivo Lakapoy receberão bolsas no valor inédito de R$80 mil, cada um, e desenvolverão seus projetos durante oito meses, orientados pela área de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles. Parte do resultado final dos projetos será incorporada à Coleção Contemporânea do IMS, ao lado de obras dos projetos vencedores da Bolsa ZUM/IMS em anos anteriores.

O júri deste ano foi formado por Solange Farkas, Marcelo Campos, Renata Bittencourt, Thyago Nogueira e Daniele Queiroz.

Gente de Verdade é o desdobramento e dá continuidade a um projeto que investiga a relação do povo Paiter Suruí com a imagem através da construção de um arquivo visual feito de fotografias guardadas pelos próprios indígenas, desde o momento em que começaram a utilizar câmeras, há pouco mais de 50 anos. O projeto também prevê a criação de retratos atuais feitos por Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo profissional de seu povo, e a construção de um site que disponibilizará o acervo para os Paiter Suruí.

Corpo preta, composições com rosas vermelhas para um arquivo em preto e branco é um projeto de performance fotográfica que utilizará a ideia de fabulação crítica para construir novas imagens a partir do estudo de arquivos históricos coloniais de pessoas negras na Bahia. A fotoperformance será pensada como uma rota de fuga da violência colonial, orientada pelo debates propostos pela filosofia contemporânea e o pensamento radical negro no Brasil. ///