Festival ZUM 2022

Conheça os premiados da Convocatória de Fotolivros 2022

Publicado em: 25 de novembro de 2022

A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles anunciam os três livros premiados pela Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2022.

O livro Aberto pela aduana foi produzido a partir da manipulação de materiais de arquivo do fotógrafo Eustáquio Neves, utilizando desenhos, colagens e outras técnicas. Segundo o artista, o trabalho visa estimular a discussão em torno das múltiplas violações do corpo negro, desde o tráfego negreiro aos dias atuais.

Em Los órdenes del amor a artista argentina Lucila Penedo aborda a memória pessoal e política do exílio familiar por meio de operações artísticas a partir do seu arquivo familiar. O livro propõe uma reflexão ampla sobre as relações entre arquivos pessoais, memórias políticas e arte no espaço da produção editorial contemporânea.

Poço 115: um álbum imaginário, de Felipe Camilo & Álvaro Graça Jr, é um fotolivro sobre vizinhança, família, ancestralidade, negritude, memória e a luta por visibilidade e moradia da comunidade litorânea do Poço da Draga, em Fortaleza (CE). A obra inaugura um arquivo de fotos dessa comunidade centenária, notadamente negra e tão significativa para a memória da cidade.

O júri composto por Ana Paula Vitorio (pesquisadora especialista em livros de fotografia), Giselle Beiguelman (colunista do site da ZUM, artista e professora da FAU-USP), Thyago Nogueira (coordenador do núcleo de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM), Daniele Queiroz (curadora-assistente do IMS e pesquisadora de livros de fotografia) e Miguel Del Castillo (coordenador da Biblioteca de Fotografia do IMS) escolheu os três livros a partir de uma seleção prévia de 45 publicações feita a partir das 215 enviadas para a convocatória. Cada um dos três escolhidos receberá um prêmio de R$ 2 mil.

Segundo o júri: “Os três fotolivros premiados apresentam relevantes abordagens de arquivos e histórias pessoais que se expandem para a coletividade. Aberto pela aduana, do artista mineiro Eustáquio Neves, parte do acervo do autor para traçar um caminho do sujeito negro na diáspora africana, abordando a memória, suas lacunas e as violências vividas por esse corpo coletivo. Poço 115, de Álvaro Graça Jr. e Felipe Camilo, reúne fotografias pertencentes à comunidade de Poço da Draga no Ceará – de álbuns familiares e times de futebol dos anos 1980 a grupos de WhatsApp –, construindo um senso de identidade e pertencimento através das imagens. Publicado em Buenos Aires, o fotolivro Los órdenes del amor, de Lucila Penedo, revela cartas e fotografias de uma família argentina dividida pelo exílio decorrente da ditadura, remetendo a inúmeras histórias semelhantes de todo o continente sul-americano. Além de pensar as questões nelas pautadas, as três obras investigam o livro como objeto artístico e suporte para as narrativas, aprofundando as reflexões sobre a linguagem fotográfica.”

Este ano selecionamos 45 publicações entre 215 fotolivros, zines, catálogos e livros de fotografia de todas as regiões do Brasil, além de países da América Latina e da Europa. As publicações recebidas foram avaliadas pela seguinte equipe, composta por membros da ZUM e da Biblioteca de Fotografia do IMS: Ângelo Manjabosco, Carlos Franco, Daniele Queiroz e Miguel Del Castillo. Cada selecionado receberá o valor de R$ 300 como ajuda de custo. 

A convocatória foi criada em 2017 para aprofundar os vínculos do Instituto Moreira Salles com a produção contemporânea de fotografia voltada ao meio editorial. Queremos conhecer, exibir e divulgar os fotolivros, bem como estreitar relações com artistas em diversos estágios de carreira, produtores, editoras, designers e o público. 

Veja abaixo a lista dos 45 livros selecionados:

1ª Coleção de Minizines, de Ana Bia Novais, Ana Luiza Meneses, Guilherme Borsatto, José Lucas, Kito Nicácio, Luiza Kons, Malu Teodoro, Poppy Rennó, Samanta Ortega e Sirli Freitas (Sô Edições)

A casa é corpo, de Luciana Castro (Autopublicado)

A rose and a prayer, de Ode (zero-Edições)

Aberto pela aduana, de Eustáquio Neves (Editora Origem)

Atlas drag, de Régis Amora (Editora {Lp} press)

Brincadeira de vilão, de Coletivo Distopia (Autopublicado)

Caderno, de Paula Siebra (Autopublicado)

Contranatura, de João Pedro Lima (Selo Turvo)

Diagnóstico da cigarra, de Rosilene  Fontes (Autopublicado)

Do amor, de Patricia Gouvêa (Editora {Lp} press)

Do not believe everything, de Henrik Malmström (Pseudo Editions)

Do porão ao sótão, de Ana Sabiá (Editora Tempo d’Imagem)

Dona Ana, de Tiago Coelho & Ana Sousa Werner (Editora Austral)

Eu tenho uma história que se parece com a minha, de Tetembua Dandara (Autopublicado)

Êxtase, de Nino Rezende (Editora {Lp}press)

Fotosfera, de Coletivo Fotosfera (Autopublicado)

Invocações I, de André Leite Coelho (Autopublicado)

Lantejoulas cintilantes no Vale do Amanhecer, de Joaquim Paiva (Editora {Lp} press)

Las que vencen, de Jose Nicolini (Metaninfas ediciones)

Leve a sério o que ela diz, de Isabella Lanave (Lovely House Editora)

Los órdenes del amor, de Lucila Penedo (Asunción Casa Editora)

Manual de corte e costura, de Arnaldo Pappalardo (Autopublicado)

Maria Luiza, lugares, contextos, de Diego Bresani (Diego Bresani e Diazul de Cinema)

Memórias sangradas, de Ricardo Beliel (Editora Olhares)

Meu mundo não tão particular, de Vanessa Ribeiro (Autopublicado)

Mina d’água: uma história contada através de imagens, de Ligia Ungaretti (Autopublicado)

Morro e não posso velar o meu corpo, de Julia Pupim (Selo Turvo)

No encontro tudo se dilui, de Fe Avila (Lovely House Editora)

O Natal da minha tia, de Rafael Adorján (Autopublicado)

Odete Odeth, de Pola Fernandez (Lovely House Editora)

Olho Torto #1, de Luiz Takahama (Escape Zines)

Os dentros, de Cyro Almeida (Autopublicado)

Os reis, de TAF & Mouse (Autopublicado)

Perímetros: uma cartografia fotográfica dos limites da cidade de São Paulo, de Keiny Andrade (Lovely House Editora)

Poço 115: um álbum imaginário, de Felipe Camilo & Álvaro Graça Jr. (Fresta Lab)

Promessas, de Carlos Eduardo Carvalho & Jaqueline Silveira (Editora Editora) 

Quem dera vontade só minha fosse, de Nego Jr. (Editora Porto de Cultura)

Red Flag, de Coletivo Covid Latam (Rodrigo Abd, Johis Alarcón, Sara Aliaga, Eliana Aponte, Matilde Campodónico, Alejandro Cegarra, Federico Ríos Escobar, Ana Carolina Fernandes, Fabiola Ferrero, Andrea Hernández, Tamara Merino, Sebastian Gil Miranda, Pablo Piovano, Fred Ramos, Iván Valencia, Rafael Vilela, Daniele Volpe, Glorianna Ximendaz) (Editora FotoEvidence)

Rosa do Brasil , de Margarita Jaime (Autopublicado)

Ruinas sin título, de Martín Bollati (SED Editorial)

Ser Trans, de Gabz 404 (Editora Austral)

Silent City, de Letícia Lampert (Autopublicado)

Sognarium, de Helô Mello (Fotô Editorial)

Thereza Eugênia: portraits 1970-1980, de Thereza Eugênia & Augusto Lins Soares (org.) (Editora Barléu)

VVVoyeur, de Romeu Silveira (zero-Edições)