Bolsistas de 2016

Dora Longo Bahia (São Paulo/SP – 1961)

Doutora em poéticas visuais pela ECA/USP, onde atualmente leciona, e com pós-doutorado em filosofia pela FFLCH/USP. Expõe regularmente no Brasil e no exterior desde os anos 1980. Artista multimídia, suas obras tratam de temas como violência, sexo e morte.

Em Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), a artista projetou uma instalação audiovisual feita com fotografias e vídeos que retratem o derretimento das geleiras de Perito Moreno e as queimadas da floresta Amazônica.

Vijai Patchineelam (Niterói/RJ – 1983)

Bacharel em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou o doutorado pela Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia) em 2016. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, além de residências dentro e fora do Brasil. Seu trabalho mescla fotografia, vídeo e publicações.

Sambashiva – As Fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam é um projeto de pesquisa do arquivo fotográfico do cientista Sambasiva Rao Patchineelam, com vistas a uma publicação de artista que discuta questões como a autoria, a edição e a apropriação de imagens.