#28 abril de 2024 |
Poema, Lenora de Barros
Êxtase, Ivi Maiga Bugrimenko & Leo Felipe
Estar lá, The Anonymous Project & Omar Victor Diop & Taous Dahmani
O medo de ser devolvido, Rico Dalasam
...Umas, Lenora de Barros & Pollyana Quintella
Trabalho, Lincoln Péricles & Juliano Gomes
Resistência da memória coletiva, Museu Palestino & Nasser Rabah
Filha do ar, Momo Okabe
Na beirada, Paula Sampaio & Flavya Mutran
Caderno de Casa de lava, Pedro Costa & Nuno Crespo
Assine a revista AQUI ou compre seu exemplar na LOJA DO IMS.
Carta dos editores
A celebração da liberdade sob a batida eletrônica dita o ritmo das festas fotografadas por Ivi Maiga Bugrimenko, capa da ZUM #28. Corpo e máquina também dançam em foto performance de Lenora de Barros, na abertura da edição. Barros ainda combina arte e cultura pop nas colunas do Jornal da Tarde, publicadas nos anos 1990.
Ao refletir sobre suas vidas, o rapper Rico Dalasam narra o medo e o companheirismo que marcaram sua experiência de orfandade na infância, enquanto Momo Okabe revê sua gravidez assistida e o parto da filha, em cores vibrantes.
A representatividade na história visual é criticada pelo senegalês Omar Victor Diop, em parceria com The Anonymous Project, ao inserir seus autorretratos em álbuns de famílias brancas, ao passo que Lincoln Péricles retira o trabalhador das imagens do cinema brasileiro para libertá-lo da reprodução do ofício. O caderno de anotações de Pedro Costa antecipa a linguagem fragmentária de seus filmes.
Todo arquivo é político. O acervo do Museu Palestino registra a história de um povo sem Estado, em fotos de 1948 até hoje que ampliam o relato de Nasser Rabah sobre a criação e a destruição de Gaza. Também sob ataque, a Amazônia brilha nas fotos de Paula Sampaio, que reafirma a importância de respeitar a vida na floresta – e de preservar seus arquivos. Toda história pessoal é história da humanidade.
Thyago Nogueira, Rony Maltz e Elisa von Randow
Capa e quarta capa: Ivi Maiga Bugrimenko. Performer Alma Negrot.