Notícias

Conheça as exposições fotográficas do novo IMS Paulista

Publicado em: 20 de setembro de 2017

Vista noturna do novo IMS Paulista. Foto de Bruno Fernandes.

Com mais de 1.200 metros quadrados dedicados unicamente a exposições, abre hoje ao público o centro cultural IMS Paulista. Em um edifício com características inovadoras, o IMS apresenta ao público uma ampla programação de exposições, filmes, palestras, debates, cursos e shows, entre outros eventos.

Cinco mostras distintas, entre elas a célebre série Os americanos, do fotógrafo Robert Frank, e a premiada videoinstalação The Clock, de Christian Marclay, marcam a inauguração da nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo.

Na abertura, a partir das 19h, acontece o lançamento da versão brasileira do livro Os americanos, de Robert Frank, e o catálogo da exposição Corpo a corpo, que apresenta trabalhos em fotografia e vídeo de Bárbara Wagner, Garapa, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, Mídia Ninja e Sofia Borges.

Veja as atrações relacionadas à fotografia do novo IMS Paulista:

 

Robert Frank, Funeral – St. Helena, Carolina do Sul, do livro Os americanos © Robert Frank

Robert Frank, Os americanos + Os livros e os filmes

Até 30 de dezembro, o IMS Paulista apresenta, pela primeira vez no Brasil, a famosa série Os americanos, de Robert Frank (1924), um dos nomes mais importantes da história da fotografia. A coleção, com 83 fotografias em cópias da década de 1980, pertence à coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris, e é uma das poucas séries completas da obra de Frank. A exposição apresenta também o projeto Os livros e os filmes, desenvolvido por Robert Frank em parceria com o renomado editor e impressor Gerhard Steidl.

Os livros e os filmes é uma montagem itinerante que une duas facetas de Frank, a de fotógrafo e a de cineasta. Concebida e com curadoria de Gerhard Steidl, em parceria com Frank, a mostra já foi apresentada em diversos países, mas esta será a primeira vez em que poderá ser vista ao lado de uma tiragem original de Os americanos.

Paralelamente, será realizada a mais completa retrospectiva da filmografia de Frank no Brasil. Serão exibidos na própria sala de exposição e no cineteatro do IMS 25 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, a maioria em 35 mm e 16 mm. Entre eles, Pull My Daisy, filme inaugural de Frank, baseado em texto de Jack Kerouac.

Lançamento:
Os americanos – Robert Frank
Formato: 21 x 18,5 cm
Número de páginas: 180
Preço: R$ 89,50

 

Sofia Borges, da série A máscara, o gesto, o papel, 2017. Parte da exposição Corpo a corpo.

Corpo a corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo

A exposição Corpo a corpo exibe um recorte da produção brasileira contemporânea em fotografia, cinema e vídeo por meio de sete trabalhos desenvolvidos por Bárbara Wagner, Garapa, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, Mídia Ninja e Sofia Borges, com curadoria de Thyago Nogueira, editor da revista ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS, e assistência de Valentina Tong.

Os artistas foram convidados a pensar sobre o retrato, individual ou coletivo, e sobre como as imagens podem nos ajudar a enxergar os conflitos sociais que emergiram no Brasil nos últimos anos. O mote da exposição é o uso do corpo como um elemento de representação social e atuação política – seja pela presença física e simbólica nos espaços públicos, seja como o veículo condutor da câmera, seja como lugar de expressão da individualidade, que aproxima e separa os indivíduos. A exposição conta com um catálogo com seis opções de capa.

Para conhecer melhor o trabalho de cada um dos artistas da exposição Corpo a corpo, leia matéria sobre os bastidores da exposição.

Catálogo da exposição

Corpo a corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo
Organização e textos de Thyago Nogueira
284 páginas, 6 capas diferentes
Edição bilíngue
Formato: 18 x 26 cm
Preço: R$ 89,50

 

Christian Marclay, The clock, 2011. 

The Clock, de Christian Marclay

Entre as mostras que inauguram a nova sede do IMS, está a videoinstalação The Clock, do artista suíço-americano Christian Marclay (San Rafael, Califórnia, 1955), que recebeu o Leão de Ouro na 54ª Bienal de Veneza, em 2011, e desde então tem levado milhares de visitantes a dezenas de museus ao redor do mundo.

The Clock é uma videoinstalação de 24 horas de duração, composta por milhares de cenas de cinema e televisão que fazem referência ao horário do dia. Em todos os casos em que a hora é mencionada ou surge na tela, seja em objetos de pulso, de bolso, em despertadores, em torres de igrejas ou até mesmo em relógios cuco, a cena está sincronizada com a hora local do espaço em que a obra está sendo exibida, combinando o tempo cinematográfico e o real.

Durante o período de exibição no IMS, de 20 de setembro a 19 de novembro de 2017, The Clock terá nove apresentações de 24 horas, sempre de sábado para domingo, permitindo ao público experimentar a obra em sua completude. Nessas ocasiões, o IMS ficará aberto ao público durante as madrugadas, pois a obra será projetada ininterruptamente, das 10 horas do sábado às 20 horas do domingo.

The Clock, Christian Marclay

Datas das projeções 24 horas
Das 10h até 20h do dia seguinte: 23 e 30 de setembro; 7, 14, 21 e 28 de outubro; e 4, 11 e 18 de novembro

 

Claudia Andujar, Rua Direita, circa 1970.

São Paulo: três ensaios visuais

Com curadoria de Guilherme Wisnik, a projeção que inaugura o Estúdio, espaço que dá acesso digital ao acervo fotográfico do IMS, é dedicada à capital paulista. Com duração de aproximadamente 20 minutos, São Paulo, três ensaios visuais resgata os personagens da cidade, com fotografias feitas a partir de 1862, como as de Militão Augusto de Azevedo, passando pelo século XX, com imagens como as de Alice Brill, até chegar ao século XXI e às fotos de Mauro Restiffe, entre outros.

A comunicação visual da cidade é apresentada desde os muros pintados do século XIX até seus luminosos e outdoors dos séculos XX e XXI. O ensaio visual também acompanha as grandes transformações que a cidade sofreu. Em 100 anos, deixou de ser um vilarejo para estar entre as grandes metrópoles do mundo. Além de fotógrafos do acervo do IMS, como Vincenzo Pastore, Hildegard Rosenthal e Thomaz Farkas, também há na mostra trabalhos de Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Tuca Vieira, Tatewaki Nio, Raul Garcez, João Musa e Josef Bernardelli.

 

Michael Wesely, Câmera aberta. Michael Wesely/ Acervo Instituto Moreira Salles.

Câmera aberta, de Michael Wesely

Câmera aberta é um projeto do artista alemão Michael Wesely iniciado em 2014 a convite do Instituto Moreira Salles, com curadoria de Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS. Wesely instalou seis câmeras – quatro analógicas e duas digitais – nas fachadas dos edifícios vizinhos à obra do IMS Paulista, que capturaram continuamente imagens das quatro faces do novo centro cultural sendo construído.

As imagens foram captadas por meio de uma técnica desenvolvida pelo artista, que utiliza câmeras construídas por ele que permitem expor um mesmo negativo ao longo de muitos anos, condensando diversos momentos em uma única fotografia. As câmeras registraram a obra do IMS por quase três anos e foram desinstaladas ao final da construção, em 2017. “Todo o processo de construção [do prédio] deixa rastros na fotografia, e é surpreendente notar o que fica visível”, diz Wesely. As quatro imagens do projeto e uma das câmeras utilizadas ficarão expostas no Estúdio, espaço que ocupará o último andar do IMS Paulista.

 

 

Vista da Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista

Biblioteca de Fotografia

O IMS Paulista abriga em seu primeiro andar uma biblioteca inteiramente dedicada a publicações fotográficas, em uma iniciativa única no Brasil. Para saber mais sobre a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista, leia matéria publicada sobre o acervo e atividades.

Além disso, uma série de oficinas, cursos e palestras sobre fotografia irão acontecer na nova sede paulistana do IMS. Para saber mais sobre, acompanhe a programação no site especial ims.com.br/cursos

Consulte a programação atualizada para horário de eventos, cursos e cinema no site do IMS.///

 

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424

De terça a domingo, das 10h às 20h
Quinta, das 10 às 22h
Feriados (exceto segunda), das 10h às 20h

Biblioteca de Fotografia
De terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábados e feriados (exceto segunda), das 10h às 18h

 

Tags: , , , ,