Radar

Recomendações ZUM: cinema on-line, mulheres africanas, coletivo Kamoinge, Elliott Erwitt e mais

Publicado em: 05 de março de 2021

 

A exposição Working Together: the photographers of the Kamoinge workshop (Trabalhando juntos: os fotógrafos do workshop Kamoinge), em cartaz no Museu Whitney de Nova York, narra os anos de formação do famoso Kamoinge Workshop, um coletivo de fotógrafos negros estabelecido na cidade de Nova York em 1963. A mostra destaca o trabalho dos fundadores, com cerca de 140 fotografias de quatorze dos primeiros membros: Anthony Barboza, Adger Cowans, Daniel Dawson, Louis Draper, Al Fennar, Ray Francis, Herman Howard, James M. Mannas Jr, Herb Randall, Herb Robinson, Beuford Smith, Ming Smith, Shawn Walker e Calvin Wilson. A página sobre a exposição apresenta várias entrevistas com os artistas e uma programação de lives e debates on-line sobre a experiência do coletivo.

 

Sem título, de Youssef Safieddine, c. 1960. Estúdio Safieddine, Senegal. Acervo da Coleção McKinley. Foto publicada no site da Harper’s Bazaar.

Em entrevista ao site da revista Harper’s Bazaar, a curadora Catherine E. McKinley fala sobre seu livro The African Lookbook: A Visual History of 100 Years of African Women, lançado recentemente. A publicação, um recorte da extensa coleção de fotografia africana de McKinley, traz 150 imagens de estúdio capturadas entre 1870 e 1970. As escritoras Edwidge Danticat e Jacqueline Woodson, autoras de ensaios publicados no livro, também participam da conversa e comentam a experiência feminina negra africana através das lentes de fotógrafos africanos e europeus.

 

Alex Limón, atleta professional do salto com vara, treina ao lado da fronteira na praia de Tijuana, de Cristina de Middel, Tijuana, México, 2018. © Cristina de Middel / Magnum Photos. Foto publicada no site Truth in Photography.

Fruto da colaboração entre a Agência Magnum, a Fundação Aperture e o International Center of Photography, o projeto Truth in photography (Verdade na fotografia) se apresenta como uma plataforma on-line com o objetivo de promover um “diálogo ativo e discussões sobre fotografia e mudança social, explorando questões vitais para a verdade na criação de imagens que são cruciais para a nossa compreensão do mundo hoje”. Entre os trabalhos publicados nesta edição de estreia, destaque para os ensaios O Muro, de Griselda San Martin; Migração, de Guillermo Arias; Fronteira US-México, por diversos fotógrafos da Magnum; Identidades diaspóricas, de Mary Kang; e Covid-19 Moscou, de Nanna Heitmann, entre outros.

 

Frame do filme Baile, de Cíntia Bittar.

Neste final de semana, até o dia 7 de março, acontece a mostra online de curtas Mulheres no Cinema. Como parte do São Paulo Film Festival, serão exibidos gratuitamente 20 filmes realizados por diretoras de diversos países. Destaque para os brasileiros Baile, de Cíntia Bittar, Carne, de Camila Kater, e a animação Umbrella, de Helena Hilario, qualificados para a disputa do Oscar 2021. A mostra também irá promover lives e debates mediados pela cineasta Rebeca Casagrande, curadora do festival.

 

Seth Murrell com seus pais, Latoya Martin e Turcell Murrell, no jardim de sua casa em Donalsonville, de LaToya Ruby Frazier, Georgia, 2018. LaToya Ruby Frazier / Copyright LaToya Ruby Frazier. Cortesia da artista e da Galeria Gladstone, Nova York e Bruxelas. Foto publicada no site BuzzFeed.

A editora de fotografia do BuzzFeed Pia Peterson convidou Sarah Meister, curadora de fotografia do MoMA de Nova York entre 2009 e 2020, para uma seleção comentada de 10 fotografias que moldaram sua carreira como curadora.

 

New York City, de Elliott Erwitt, EUA, 1955. © Elliott Erwitt | Magnum Photos. Foto publicada no site da Magnum.

Found, Not Lost (Encontrado, não perdido) é o título do novo livro do fotógrafo norte-americano Elliott Erwitt. Aos 92 anos de idade, Erwitt revisitou milhares de fotografias de seu extenso arquivo para selecionar um conjunto de imagens não publicadas anteriormente, mas que, agora, ganharam um novo significado depois de tantos anos de carreira. No site da Magnum, Vaughn Wallace, autor do ensaio de abertura do livro, comenta o processo de construção da publicação e o que o conjunto de fotos selecionadas nos diz da obra de Erwitt.

 

Como parte da série Acervo Comentado, a curadora Rosely Nakagawa fala ao site do Videobrasil sobre Myxomatosis, do artista cearense Solon Ribeiro. Feito a partir do arquivo de fotogramas colecionados por Eduardo Solon, seu pai, o vídeo projeta nas dependências de um matadouro abandonado, imagens recortadas de filmes antigos sobre intervenções do artista.

O projeto Screen walks, uma série de explorações de espaços digitais em transmissões ao vivo realizada pelo Fotomuseum Winterthur, convida a artista franco-suiça Corinne Vionnet para apresentar seu trabalho sobre a produção e circulação de fotografias turísticas. O evento acontece no dia 10 de março. ///

 

 

Tags: , , ,