Radar

Começa hoje edição on-line comemorativa de 10 anos do Festival de Fotografia de Tiradentes

Publicado em: 06 de novembro de 2020

Foto de Joyce Nabiça, parte da exposição Luz do Norte: Foto em Pauta na Estrada, 2020.

Marcado para começar no dia 18 de março, a edição comemorativa de 10 anos do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta foi pega de surpresa pela pandemia da covid-19 no Brasil. Quase nove meses depois, e ainda com várias restrições de circulação de pessoas, começa nesta sexta-feira, às 19h30, a versão on-line do festival, com uma live em que será anunciada a programação completa do evento.

“Sair de uma coisa que estava totalmente pronta, tomar um baque e se levantar não foi fácil”, comenta Eugênio Sávio, curador e organizador do Foto em Pauta. O principal desafio, segundo ele, foi manter o festival acolhedor e promover encontros, uma das principais características do evento que ocupa por alguns dias as ruas da cidade histórica mineira. “Acho que isso aconteceu de uma forma muito interessante quando nos juntamos com outros festivais. A união com o FotoRio, o Solar e a Doc Galeria nos deu uma certa tranquilidade e até mesmo apoio emocional para seguir. Fizemos várias lives, conversamos com muita gente e isso nos ensinou um pouco a construir o festival nesse momento que estamos vivendo agora”, relembra Sávio.

A programação do Foto em Pauta 2020 segue até o dia 5 de dezembro, com palestras, exposições, mostra de portfólios, debates e vídeos oferecidos gratuitamente ao público. São mais de 30 atividades on-line reunindo cerca de 50 nomes da fotografia nacional e internacional.

 

O único evento presencial, que acontece paralelamente ao festival, é a exposição Luz do Norte: Foto em Pauta na Estrada – Amazônia, aberta ao público na galeria do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, em Tiradentes. Resultado da viagem de duas semanas da equipe do festival a quatro capitais do Norte do país – Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho –, em janeiro deste ano, a mostra reúne 34 artistas que tiveram trabalhos selecionados entre mais de 100 inscritos. Com curadoria dos fotógrafos João Castilho e Pedro David, a mostra está baseada em três grandes temas considerados comuns aos locais visitados: experimentalismo, atualidade amazônica e cotidiano da região. A exposição também tem sua versão on-line, no site do festival.

Entre as atividades previstas para essa edição e que serão detalhadas na live de hoje, Sávio adianta a exibição do filme Equivalências: aprender vivendo, da fotógrafa Maureen Bissilliat, que estará disponível on-line por alguns dias, a serem definidos, no site do festival. E destaca a mostra aberta de portfólios via plataforma Zoom, em que artistas previamente selecionados apresentarão seus trabalhos para comentários de uma equipe de especialistas.

Sobre os 10 anos do festival, Eugênio Sávio acredita que ao longo deste período o festival não cresceu muito, mas foi se estruturando melhor, se profissionalizando. “O Foto em Pauta é do tamanho do que comporta uma cidade como Tiradentes, sempre teve mais ou menos o mesmo número de palestras, cursos e atividades. Ao longo dos anos ele foi se diversificando e entendendo seu papel de trazer novos, jovens e diferentes artistas, uma vocação que eu acho interessante. E isso se consolidou muito quando a gente começou essa trilogia do Foto em Pauta na Estrada, que já nos levou a 10 estados diferentes e trouxe mais de 100 fotógrafos para mostrar trabalhos em Tiradentes”, afirma Sávio. ///

+

Mais informações sobre o Festival Foto em Pauta e a programação completa no site do evento.

 

 

Tags: , ,