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Conheça iniciativas de instituições, fotógrafos e artistas para ajudar vítimas da pandemia da Covid-19

Publicado em: 11 de maio de 2020

Selecionamos algumas iniciativas de instituições, galerias e artistas no Brasil e no mundo para quem quiser ajudar entidades que prestam assistência a vítimas da pandemia da Covid19. São leilões e vendas diretas – com desconto – de trabalhos de nomes como Rosângela Rennó, Lenora de Barros, Paulo Bruscky, Wolfgang Tillmans, Miguel Rio Branco, Caio Reisewitz, Bárbara Wagner, Martin Parr, Joan Fontcuberta e outros.

Crédito da foto: Viviane Sassen

Horizontes – Algumas das maiores galerias do país e seus artistas doaram mais de 150 obras para formar o projeto Horizontes. Os preços foram reduzidos em 25% para alavancar as vendas, e o total arrecadado será doado para uma série de instituições, como A Rocinha Resiste, Padre Júlio Lancelotti e Instituto Socioambiental (ISA), que auxiliam “segmentos carentes e marginalizados, combatendo o vírus e seus danos”. O catálogo é longo, os suportes são diversos – de pinturas e esculturas a fotografias –, e os preços variam de R$ 3.000 a mais de R$ 100 mil. Há trabalhos de Miguel Rio Branco, Caio Reisewitz, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Pedro Motta, Lenora de Barros, Paulo Nazareth, entre outros.

Quarantine – Rosângela Rennó, Lenora de Barros, Cinthia Marcele e Paulo Bruscky estão entre os 45 brasileiros no projeto Quarantine, criado pelas artistas Lais Myrrha e Marilá Dardot, pela curadora Cristiana Tejo e por Julia Morelli, fundadora da plataforma de arte 55SP. O se define como uma espécie de cooperativa de artistas do Brasil. Todas as obras produzidas são vendidas pelo mesmo preço (R$ 5.000) e têm o valor repartido de forma igualitária entre seus participantes. Uma cota do que é arrecadado vai para o fundo emergencial de apoio às pessoas trans afetadas pela Covid-19. As obras só podem ser visualizadas por quem as compra e, no site do projeto, o que se vê é a imagem de um envelope pardo. Todos os trabalhos usam suportes – fotografia, vídeo, arte sonora, entre outros – que permitem o envio pela internet.

Sacolão Solidário – A iniciativa do Sacolão da Foto nasceu em Brasília e reúne jovens talentos da fotografia brasileira, principalmente da região centro-oeste, como Gustavo Minas, Yasmin Velloso, Rodrigo Sombra, Silvino Mendonça, Luisa Dale e outros. São vendidas impressões em diferentes tamanhos, com valores entre R$ 60 e R$ 240, e a renda será revertida para o projeto Cursinho Vem Vencer. Mais informações no perfil de Instagram da ação.

Coming of age – Um leilão on-line de fotografias segue até o dia 15 de maio na galeria Little Big Man, de Los Angeles, em prol dos Médicos Sem Fronteiras e da organização Feeding America. Por ser um leilão, os valores não são fixos, e é possível dar lances a partir de US$ 300 em imagens de fotógrafos como Leonce Raphael Agbodjelou, Daifu Motoyuki, Wendy Ewald e Tierney Gearon, entre outros.

Galeria Solidária de Fotografia – Trabalhos de Cristiano Mascaro, Rogério Assis, Bob Wolfenson, Claudio Edinger, Nair Benedicto e Marlene Bergamo, entre outros, vão compor a Galeria Solidária de Fotografia, projeto que a Associação Profissional de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC) de São Paulo levará ao ar no próximo dia 20, via instagram @galeriasolidariadefotografia. Durante cinco meses, até novembro, novas imagens serão incluídas na seleção, e o valor arrecadado com as vendas será repassado a fotógrafos que tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia. A partir do dia 13, a associação abre uma convocatória para receber fotos a serem vendidas.

2020 Solidarity – A última fotografia que Wolfgang Tillmans fez de seu ateliê antes do início do isolamento está entre os trabalhos do projeto 2020 Solidarity. Capitaneados pelo alemão, mais de 40 artistas cederam pôsteres para serem vendidos por organizações culturais – teatros, casas de shows, bares e espaços artísticos – que estejam sofrendo o impacto da pandemia. Os trabalhos, sobretudo fotografias, são de nomes como Jeff Koons, Thomas Ruff, Sabelo Mlangeni, Jochen Lempert, Anne Imhof, entre outros. A 50 dólares (ou euros ou libras, a depender da localização da organização), os pôsteres podem ser solicitados por campanhas de todo o mundo à entidade Between Bridges, que os imprime e envia gratuitamente às organizações em busca de auxílio. Os detalhes estão no site da Between Bridges.

Giveworld – Criada pela empresa americana PG&Co, a plataforma Giveworld vende edições limitadas de trabalhos de fotógrafos do mundo todo. Há, por exemplo, imagem da última sessão de fotos de Kurt Cobain, feita por Jesse Frohman em 1993, ou ainda um autorretrato de Charlotte Gainsbourg, de 2017. Os recursos arrecadados – cerca de US$ 200 mil até agora – vão para a Global Giving, que os repassa a organizações internacionais para a compra de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, respiradores para hospitais ou ainda alimentação para crianças fora das escolas. Cada fotografia sai por US$ 85.

Prints for India – O governo indiano optou por fazer o chamado lockdown logo no início da pandemia do coronavírus, em março. Para ajudar a aplacar os efeitos econômicos da medida restritiva em prol da saúde pública, o projeto Prints for India vai reverter todo o montante arrecadado para a organização local GOONJ, que ampara trabalhadores desempregados, imigrantes e populações mais vulneráveis no país. As fotografias à venda no projeto foram todas feitas na índia, por fotógrafos como Martin Parr, Sohrab Hura, Ed Kashi, Soham Gupta, entre outros. As fotos custam 80 euros e ficam à venda até 22 de maio.

Trace’s Covid-19 Portfolio – Martin Parr, Tish Murtha, Clare Strand, Vanessa Winship, Sian Davey e Jem Southam estão entre os mais de 50 fotógrafos que doaram trabalhos para o chamado Portfólio Covid-19, criado pelo coletivo de arte Trace. Os trabalhos, em tamanho A4, estão à venda por 50 libras, e os recursos arrecadados vão para entidades britânicas que ajudam pessoas que não têm casa, refugiados ou que sofreram violência doméstica. A campanha começou no dia 30 de abril e terá duração de quatro semanas.

Fotos contra la Covid – Com mais de 220 mil casos de coronavírus e 26 mil mortes, a Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia. Fotógrafos espanhóis lançaram o projeto Fotos contra la Covid, campanha com 150 profissionais que cedem suas imagens para arrecadar recursos em meio à pandemia – a iniciativa é semelhante à que surgiu na Itália e que ganhou versões em diversos países, inclusive no Brasil. Cada foto custa 100 euros, e os recursos (exceto custos de produção) vão para os Médicos Sem Fronteiras. Na lista de imagens, há trabalhos de Cristina De Middel, Txema Salvans, Joan Fontcuberta, Moises Saman, entre outros.

ADGXCruzRoja – Em Barcelona, a organização sem fins lucrativos ADG-FAD (Associação de Diretores de Arte e Designers Gráficos) criou o projeto ADGxCruzRoja – 50 Imagens para Ajudar. A iniciativa, para reverter recursos ao fundo da Cruz Vermelha, foi criada para “apoiar o trabalho que organizações e entidades estão realizando nestes tempos difíceis – e por trás deles, milhares de voluntários – para aliviar o impacto da pandemia de Covid-19”. As fotos, sobretudo de jovens fotógrafos espanhóis, custam 100 euros.

Fotografesxlosbarrios – Mais de 130 fotojornalistas na Argentina se uniram para criar a campanha batizada de Fotógrafos pelos bairros, com o slogan “Ayudanos a Ayudar” (Ajude-nos a ajudar). O objetivo é dar apoio ao trabalho de emergência realizado nos bairros populares do país, que contabiliza ao todo mais de 5 mil casos de coronavírus e 270 mortes. Para isso, cederam fotos (disponíveis no perfil do Instagram: @fotografesxlosbarrios) que ficarão à venda até 16 de maio, por US$ 1.400. A renda será repassada à organização La Poderosa, surgida nas comunidades pobres argentinas.

Photographes Unis face au Covid-19 – Descrita como uma operação temporária para aplacar os efeitos da pandemia na França, a campanha Photographes Unis foi lançada pela Fondation de France, pelo Hospital de Paris e pelo Instituto Pasteur com o slogan “Todos unidos contra o vírus”. Mais de 90 fotógrafos cederam imagens, à venda por 100 euros até o dia 15 de maio, para que a fundação francesa repasse o valor arrecadado a entidades, seja para a compra de materiais, seja para o apoio psicológico a profissionais de saúde. ///

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