Radar

Conheça o Arquigrafia, plataforma online de difusão de fotografias de arquitetura

Publicado em: 20 de julho de 2015
Desde 2009, o Arquigrafia, projeto de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, dedica-se-a reunir, catalogar e difundir fotografias de arquitetura através de seu  portal na Internet. Atualmente, o acervo conta com 5 mil imagens, e a previsão é de que outras milhares de imagens sejam incorporadas ao site nos próximos anos.  A ZUM entrevistou o professor Artur Rosestraten, idealizador do projeto.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 2015, Ricardo Iannuzzi

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 2015, Ricardo Iannuzzi

 

O que é o Arquigrafia?

O Arquigrafia é um ambiente colaborativo de imagens de arquitetura na web que pretende estimular o compartilhamento de informações e o juízo crítico sobre edifícios e espaços urbanos no Brasil, em um primeiro momento, e nos países lusófonos, em seguida. O Arquigrafia é a frente web de um projeto de pesquisa que congrega docentes e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), reunidos no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web (NaWeb) e que investiga aspectos relacionados às representações e ao imaginário arquitetônico, conservação e digitalização de acervos fotográficos, questões referentes ao desenvolvimento de software livre e dinâmicas de redes sociais, temas pertinentes à ciência da informação e ontologias. Sendo assim, o Arquigrafia tanto é um projeto de cultura e extensão universitária quanto é um laboratório de pesquisa.

Duas referências são fundamentais para a compreensão da natureza do Arquigrafia. A primeira é a referência histórica do processo colaborativo que constituiu o acervo de imagens da Biblioteca da FAUUSP, na medida em que professores, alunos e arquitetos doaram sistematicamente, desde os anos 1960, slides, negativos e ampliações em papel com a intenção de construir o maior acervo iconográfico público de arquitetura brasileira, que hoje conta com mais de 82 mil imagens. Essa mesma natureza colaborativa pode hoje ser ampliada na Internet com a colaboração de estudantes, pesquisadores, arquitetos, fotógrafos e pessoas interessadas no tema. A segunda referência é o projeto do Museu de Crescimento Ilimitado (1939) de Le Corbusier que orienta a intenção do Arquigrafia de se consolidar como um ambiente colaborativo digital em crescimento contínuo.

 

Superquadra de Brasília, 1981, Hugo Segawa

Superquadra de Brasília, 1981, Hugo Segawa

 

Quantas imagens integram o acervo hoje? Qual o ritmo de crescimento desse acervo?

Hoje o site possui cerca de 5 mil imagens provenientes da contribuição de usuários particulares e da parceria com a Biblioteca da FAUUSP. A equipe do projeto Arquigrafia trabalha junto ao acervo da Biblioteca da FAU na conservação (higienização, catalogação e acondicionamento) de imagens fotográficas originais – diapositivos e ampliações em papel – e no acompanhamento da digitalização destas imagens. A equipe já completou a higienização e a digitalização de cerca de 27 mil slides de arquitetura brasileira e iniciou a digitalização de cerca de 5 mil ampliações em papel, em formatos variados. Na medida em que os autores das imagens, ou seus familiares detentores dos direitos autorais, assinam um termo de autorização de difusão web, as coleções de imagens de cada autor são integradas ao site e ficam disponíveis online. É este processo de autorização que dita o ritmo de crescimento do acervo de imagens digitais no Arquigrafia.

Quais são os termos de uso e a política de licenciamento das imagens?

Ambos são pautados por licenças Creative Commons. Na assinatura dos termos de autorização de difusão online de imagens ou no processo de upload de imagens cada autor/usuário atribui uma determinada licença às suas imagens. Essas licenças podem ser mais ou menos permissivas, autorizando ou restringindo alterações e usos comerciais, a critério de cada autor.

 

Construção do Congresso Nacional, c. 1958-1960, Eduardo Augusto Kneese de Mello

Construção do Congresso Nacional, c. 1958-1960, Eduardo Augusto Kneese de Mello