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Recomendações ZUM: festival Hercule Florence, Arthur Jafa, Ken Russell, Nicholas Nixon e mais

Publicado em: 29 de janeiro de 2021

 

Taunton Avenue, Hyde Park, Massachusetts, 1979, Coleções Fundación MAPFRE. © Nicholas Nixon

Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição Nicholas Nixon – Coleções Fundación MAPFRE apresenta um recorte da obra do fotógrafo norte-americano. Nixon é mundialmente reconhecido pela série As irmãs Brown, na qual registra sua esposa Bebe ao lado de suas três irmãs ao longo de quatro décadas [matéria publicada na ZUM #10]. A exposição apresenta 181 imagens divididas em nove núcleos: As irmãs Brown, Cidades, Varandas, Idosos, AIDS, Casais, Família / Casa, Retratos e Fotos recentes.

 

 

Still do filme Love is the message, the message is death, de Arthur Jafa, 2016. Publicado pela revista NewYorker.

A vida e a obra do artista e cineasta norte-americano Arthur Jafa são temas de perfil publicado pela revista New Yorker. O texto destaca a relevância de Jafa tanto no cinema como na arte contemporânea, bem como o conceito que o artista chama de “entonação visual negra: algo que eu apontei um milhão de vezes é que, se você olhar para o povo negro e nossa expressividade visual, esta é muito, muito pouco desenvolvida em comparação com o que fomos capazes de alcançar na música. É subdesenvolvida, apesar de virmos de uma tradição visual que é tão rica quanto a musical. Não existe arte contemporânea sem ascendência africana. O cubismo é Picasso tentando entender os artefatos africanos. ”

 

 

Jean Rayner, de 14 anos, na fase exploratória do “teddyismo”, foto de Ken Russell, 1955 © Ken Russell / Topfoto.co.uk. Publicada pelo site do The Guardian.

O jornal The Guardian apresenta uma galeria de imagens do livro The Last of the Teddy Girls (As últimas das garotas Teddy), lançado no final do ano passado e que revela um lado pouco conhecido do grande cineasta inglês Ken Russell (1927-2011). Em 1955, então um fotógrafo iniciante, registrou as Teddy Girls tendo como pano de fundo a devastada Londres do pós-guerra. O estilo dessas garotas, assim como o dos Teddy Boys, veio da influência eduardiana na moda do período.

 

Até o dia 31 de março acontece a 12ª edição do Festival Hercule Florence, com exposições e instalações em espaços públicos ao ar livre em diferentes regiões da cidade de Campinas (SP) e também atividades online devido à pandemia do coronavírus. Nesta edição do festival, destaques para atividades relacionadas à fotografia e educação, a exposição dedicada ao fotógrafo Fernando Lemos e a mostra de fotofilmes. Mais detalhes sobre a programação no site do evento.

 

Frame do video Porosity Valley 2 – Tricksters plot, de Ayoung Kim, 2019, parte da mostra Oxbow Lake Time – Anthropocene: Korea x Brazil 2019-2021.

O site do Videobrasil apresenta mostra online da artista sul-coreana Ayoung Kim, com obras que exploram sua pesquisa em temas como biopolítica, controle de fronteiras, inteligência artificial, origem ancestral e o futuro iminente. Oxbow Lake Time é a segunda exposição do projeto Anthropocene: Korea x Brazil 2019 – 2021, fruto da parceria entre a Associação Cultural Videobrasil e o Ilmin Museum of Art.

 

Dia da posse em Washington DC, por Devin Doyle, 2021. Publicado no site da revista Another.

O fotógrafo Devin Doyle registra para o site da revista Another a atmosfera “pesada e austera” na recente posse do presidente norte-americano Joe Biden. “Eu cheguei em Washington DC tarde da noite anterior à posse. As ruas estavam mais desertas do que nunca. A última vez que estive aqui foi há quatro anos para a posse de Trump e a marcha das mulheres, onde centenas de milhares de pessoas caminharam ombro a ombro. Todas as grandes praças abertas foram cercadas por altas cercas de segurança e postos de controle. Mesmo com a triagem de segurança, você só poderia ir até certo ponto.”

 

Parte de uma série de lives promovida pelo site da revista Aperture, no dia 4 de fevereiro a escritora Sara Knelman conversa com Alanna Fields, Felicity Hammond e Lissa Rivera sobre a natureza libertadora e utópica da colagem feminista na fotografia. ///

 

 

 

 

 

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