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Conheça os cursos e oficinas sobre fotografia do IMS Paulista no primeiro semestre de 2018

Publicado em: 15 de fevereiro de 2018

Ensaio para a Vogue francesa, Baden-Baden, Alemanha, 1974. Otto Stupakoff/Acervo IMS.

O IMS Paulista oferece uma grade de cursos e oficinas, ótimas oportunidades para ampliar o pensamento crítico sobre fotografia e experimentar seus diferentes processos e técnicas.

De aulas expositivas a imersões no laboratório, há atividades tanto para os que querem ter os primeiros contatos com a prática fotográfica como para aqueles que buscam desenvolver projetos pessoais; para interessados na história do meio e para pesquisadores procurando arejar seu conhecimento.

 

Histórias da Fotografia

Organização: Miguel Del Castillo e Thyago Nogueira

Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série apresenta histórias variadas a partir de temas que atravessam a produção fotográfica. No semestre anterior, os temas foram arte, exposições e imprensa. Neste, nos debruçaremos sobre ciências humanas, moda e fotografia amadora.

A fotografia através das ciências humanas
com Lilia Moritz Schwarcz

20 e 27 de fevereiro e 6 e 13 de março (terças), das 19h às 21h. 4 aulas, R$ 200

O objetivo do curso é mostrar como as ciências humanas – antropologia, história e sociologia – podem entender a fotografia não como um produto do seu contexto, mas como produtora de imagens, representações e hábitos. Se, por muito tempo, representações visuais foram entendidas como ilustrações ou anexos, neste programa objetiva-se tirá-las do segundo plano para que ganhem o papel de protagonistas. Fotografias comportam-se como documentos poderosos que, muitas vezes, ajudam a construir a realidade que pretendem apenas reproduzir.

Lilia Moritz Schwarcz é professora de antropologia na USP e curadora adjunta do Masp. Organizou exposições como Um olhar sobre o Brasil (com Boris Kossoy) e Histórias mestiças (com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake. É autora de Brasil: uma biografia (com Heloisa Starling) e Lima Barreto: triste visionário, entre outros.

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A fotografia através da moda
com Bob Wolfenson

3, 10, 17 e 24 de abril (terças), das 19h às 21h. 4 aulas, R$ 200

O século XX mostrou que não existe moda sem fotografia. A criação de um estilista, da fabricação das roupas à escolha dos modelos, só se completa quando termina em uma imagem. Este curso acompanha a história da fotografia de moda – território de figuras como Irving Penn, Richard Avedon, Anna Wintour, Juergen Teller, Annie Leibovitz e Otto Stupakoff, entre muitos outros – para mostrar um universo exuberante e às vezes polêmico, capaz de absorver qualquer influência e de transformar não só as roupas, como a música, o cinema, o comportamento e a cultura de rua.

Bob Wolfenson é um dos principais retratistas e fotógrafos de moda e nu em atividade no Brasil. Foi cocurador da mostra Otto Stupakoff: beleza e inquietude, realizada no IMS Rio. Publicou também fotolivros autorais, como Belvedere e Apreensões, e edita a revista S/N.

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Instantâneo anônimo da coleção Robert E. Jackson.

A fotografia através do olhar amador
com Lívia Aquino

8, 15, 22 e 29 de maio (terças), das 19h às 21h. 4 aulas, R$ 200

A presença da imagem fotográfica no mundo ganha força com a criação de uma indústria voltada para o amador em fins do século XIX, um tipo social que se define desde esse período produzindo cada vez mais fotografias e, de algum modo, compartilhando essa experiência mesmo antes do tempo das redes sociais. O curso busca esmiuçar a construção desse sujeito e refletir como todos são, em certa medida, fotógrafos amadores.

Lívia Aquino é pesquisadora, professora e artista. Coordena a pós-graduação em fotografia da Faap. É autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo, publicado com apoio do Prêmio Marc Ferrez.

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Sobre clássicos

Esta nova série de cursos visa ao estudo da obra de fotógrafos ou grupos que tiveram importância vital na história da fotografia.

Desembarque das tropas aliadas na praia de Omaha, Normandia, França, dia D, 6 de junho de 1944. © Robert Capa/International Center of Photography.

Os fundadores da Magnum: Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour
com Erika Zerwes

4, 11, 18 e 25 de abril (quartas), das 19h às 21h. 4 aulas, R$ 200

Uma introdução ao trabalho de Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour, fotógrafos que criaram a Magnum, uma das mais conceituadas agências fotográficas do mundo, cuja importância vem em grande parte do legado de seus quatro fundadores. Ao retratar alguns dos principais eventos históricos do século XX, tais fotógrafos também estabeleceram paradigmas para o fotojornalismo e para a própria figura do fotojornalista.

Erika Zerwes é doutora em história pela Unicamp e pós-doutora pelo MAC-USP. Coordena o grupo de trabalho Imagem, Cultura Visual e História da ANPUH Nacional e é autora de Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias dos fundadores da agência Magnum, 1936-1947 (no prelo).

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Modernidade, retrato e fotografia de estúdio na África Ocidental
com Sabrina Moura

2, 9, 16 e 23 de maio (quartas), das 19h às 21h. 4 aulas, R$ 200

Partindo da produção do fotógrafo malinês Seydou Keïta, em exibição no IMS Paulista a partir de meados de abril, o curso discute as relações entre o retrato fotográfico, a prática de estúdio e a cultura visual na África Ocidental. Serão analisadas as expressões desse gênero de fotografia ao longo do século XX e seu papel na elaboração de uma visão específica de modernidade africana, bem como seu diálogo contemporâneo com as artes visuais, passando por nomes como, além do próprio Keïta, Mama Casset, Malick Sidibé, Oumar Ka, Samuel Fosso, Fatoumata Diabaté e outros.

Sabrina Moura é curadora e pesquisadora. Doutoranda no Departamento de História da Unicamp, realiza pesquisa sobre a Bienal de Dacar (Senegal). Foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, em Nova York.

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Oficinas

 

Rodoviária do Plano Piloto, Brasília, c. 1970. David Drew Zingg/Acervo IMS.

Suportes e sentidos
com Mariano Klautau Filho

10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril (terças, quartas e quintas), das 19h às 21h30. 6 encontros, R$ 300

Após uma introdução teórico-histórica sobre aspectos da poética da fotografia e de seu lugar na arte e na cultura, propõe-se uma discussão, a partir de material trazido pelos participantes, acerca dos sentidos associados aos modos escolhidos para a materialização de cada obra.

Os participantes devem enviar portfólio fotográfico ou projeto em PDF após a inscrição e também trazê-lo na primeira aula.

Mariano Klautau Filho é artista, pesquisador e curador, professor da Universidade da Amazônia em Belém. Curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, organizou a exposição Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca, entre outras.

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Retrato e identidade
com coletivo Trëma

24, 25 e 26 de abril (terça a quinta), das 16h30 às 19h. 3 encontros, R$ 150

A forma e o conteúdo de uma série de imagens que tem o retrato como fio condutor serão o objeto desta oficina, que parte do trabalho Memento, vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em 2015, um estudo da memória de seus personagens a partir não apenas da expressão física, mas também de suas recordações. Os participantes serão convidados a pesquisar sobre outros colegas da oficina e produzir uma série de imagens e textos que reflita sua interpretação sobre a identidade de seu objeto de pesquisa.

Os participantes devem trazer uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais e possuir domínio técnico sobre ela.

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As matrículas serão feitas exclusivamente pelo Eventbrite. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos. Para mais informações, envie um email para [email protected].

 

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