Fotolivro de Cabeceira | Felipe Russo escreve sobre Um retrato em paisagens, de Robert Adams
Publicado em: 11 de abril de 2017O fotógrafo americano Robert Adams usa o livro como veículo principal para seu trabalho. Entre monumentais ensaios fotográficos, textos sobre fotografia, literatura e pequenas notas visuais, foram 37 livros publicados até hoje. Para Adams, fotografia é “edição do começo ao fim”, e seus livros são a manifestação concreta dessa postura, com sequências de ritmo preciso que constroem experiências complexas através da imagem.
Um retrato em paisagens (A portrait in landscapes, 2005) é uma carta para Kerstin, sua companheira de vida. Uma carta sobre o amor que dividem pela paisagem americana, sobre o amor entre dois indivíduos e sobre o avanço inevitável do tempo e das mudanças provocadas por ele no corpo, na mente e no território.
No prefácio, escrito por Adams, a dedicatória: “Kerstin ama a floresta, a pradaria, a praia, o que é parte do meu amor por ela. Quando lá estamos, retrato e paisagem parecem um só; ela compartilha a glória da natureza e a natureza é acolhida por seu cuidado”.
Construído com fotografias feitas por Adams nos últimos 40 anos, o livro traz imagens fundamentais de seus ensaios, agora iluminadas pela presença de Kerstin. A dimensão pública da obra de Adams é inundada pela vida privada. Tenho estudado os ensaios e textos críticos do fotógrafo, e a descoberta desse pequeno volume transformou a maneira como percorro seus outros livros. Mesmo seus trabalhos mais políticos e críticos, sobre a transformação do território americano, estão repletos da busca de um indivíduo por resistir e seguir vivendo e amando a terra onde cresceu. Uma proposta singela, com imagens aparentemente simples, ganha forma pela inteligência e intensidade emocional da sequência. Revisito Um retrato em paisagens constantemente. Ele me ajuda a lembrar que a estrada é longa e construída nos instantes mais corriqueiros e aparentemente desimportantes.///
+
A portrait in landscapes (Um retrato em paisagens)
Robert Adams
Nazraeli Press, 2005
Dimensões: 21,5 x 23,3 cm
Número de páginas: 49
Felipe Russo é biólogo com mestrado em fotografia pela Universidade de Hartford (EUA). Publicou o livro Centro, indicado como um dos melhores fotolivros de 2014 pela revista Time.
Conheça também os fotolivros de cabeceira escolhidos por Rosângela Rennó e João Luiz Musa
Tags: fotolivro, fotolivro de cabeceira