Jorge Bodanzky conversa com Dulce Soares, Maureen Bisilliat e Cristiano Mascaro
Publicado em: 13 de setembro de 2016Em sua nova coluna de vídeo no site da ZUM, o cineasta Jorge Bodanzky conversa com os fotógrafos Dulce Soares, Maureen Bisilliat e Cristiano Mascaro sobre as imagens da exposição Vitrines e fachadas: dois ensaios paulistanos de Dulce Soares, em cartaz no Instituto Moreira Salles-SP. Feitas no final da década de 1970, as séries apresentam as tipologias arquitetônicas da Barra Funda e as lojas de vestidos da Rua das Noivas, em São Paulo.
Maureen Bisilliat fazia parte da Comissão de Fotografia e Artes Aplicadas da Secretaria de Cultura do Estado, cujo objetivo era apoiar ensaios fotográficos em São Paulo. Dulce Soares foi chamada em 1977 para fotografar o bairro Barra Funda, como parte desse projeto desse documentação da cidade. Dentro do mesmo plano, Cristiano Mascaro foi comissionado para fotografar o Brás, junto a Pedro Martinelli.
Quanto à série da Barra Funda, Maureen se pergunta: “Será essa uma arquitetura explicitamente de São Paulo? Porque é inacreditável ver a diferença entre cada prédio. É uma história muda de São Paulo”. Dulce concorda: “Isso fala da miscigenação do povo paulistano, porque você tem muitos estilos misturados aqui”. Para Mascaro, é o “método rigoroso e organizado” da fotógrafa que nos permite “entender como era isso há 40 anos. A cidade muda muito rapidamente, São Paulo se destrói e se autoconstrói”.///
Tags: barra funda, casamento, cidade, Rua das Noivas, São Paulo