Sumário 15

Publicado em: 2 de outubro de 2018

As pinturas do artista Éder Oliveira que abrem esta edição foram criadas a partir de retratos fotográficos feitos em estúdio ou extraídos das páginas criminais de jornais do Pará. Como a exclusão social aparece na imprensa e com que cara? Que preconceitos escondemos no vale que separa a maneira como nos vemos de como vemos o outro? Ao pintar fotografias e omitir sua veiculação original, Oliveira mostra como a representação visual expressa as desigualdades de nossa representação democrática.

Fotografia é contexto. Ícone feminino da agência Magnum, Susan Meiselas conta como percorreu o mundo para narrar histórias de abuso e opressão. Com a denúncia dos regimes autoritários da América Latina ou o convívio com imigrantes cabo-verdianos de Lisboa, Meiselas renovou o jornalismo ao mostrar que é preciso se envolver profundamente em cada clique. Mesma lição nos deixou o sul-africano David Goldblatt, que morreu este ano depois de passar a vida num país cindido. Sua obra é um testemunho e um manifesto da batalha contra o racismo. Dividido no papel de fotógrafo e manifestante, José Inacio Parente registrou em 1968 a fagulha de esperança que antecedeu os anos mais cruéis da ditadura no Brasil. Então vieram os tempos sombrios, como também sugere Ana Vitória Mussi ao pintar de preto imagens do jornalismo esportivo, em alusão ao período de censura e ufanismo.

Os retratos de estúdio feitos no pós-guerra pelo excêntrico Mike Disfarmer ou as fotos de Alec Soth tiradas na virada deste século ao longo do rio Mississippi mostram a desilusão que ronda o sonho americano em tempos distintos. Artista renomada, Cindy Sherman tenta se libertar de sua imagem ao abraçar o ilusionismo das redes sociais. Com densidade filosófica e sensibilidade estonteante, a japonesa Lieko Shiga mergulha na imagem para oferecer um relato labiríntico de seu cotidiano antes e depois de ser engolido pela nítida realidade de um tsunâmi.