Conheça a ZUM #8
Publicado em: 17 de abril de 2015
Na capa e nas páginas de abertura da ZUM#8, ganha destaque a série Enigmas (1981), da artista Regina Silveira, que combina a foto de um objeto cotidiano com a sombra de um outro objeto ampliada à maneira de um fotograma. |
Carta do editor
Poucas linguagens artísticas são tão diversas quanto a fotografia. E diversidade não falta a esta edição. Do reino da delicadeza, Rinko Kawauchi traz suas pérolas fotográficas, ampliando o apuro estético que marca a fotografia japonesa. Desafiando os limites da imagem, a artista Regina Silveira constrói um espaço tridimensional em duas séries distintas e mostra como a sua produção atual tem origem na fotografia – seja nos cadernos de postais, dois deles reproduzidos em escala natural, seja na série Enigmas, que combina a foto de um objeto com uma sombra ampliada à maneira de um fotograma. Rinko e Regina produziram publicações e livros de artista, onda crescente na cena contemporânea. Para guiar o leitor nessa maré, Gerry Badger dá um giro por aqueles que considera os livros mais importantes da história da fotografia.
Com obra fascinante e vida intrépida, a fotógrafa Lee Miller tem sua história contada à altura por Dorrit Harazim. Não menos corajosa, a americana Nan Goldin solta o verbo contra a censura de imagens e mostra que seu trabalho é a expressão perfeita de sua vida. Sucesso de público, e nem sempre de crítica, as novas aventuras de Sebastião Salgado são analisadas sob diferentes luzes. ZUM faz homenagem póstuma a Lewis Baltz e A. C d’Ávila, que deixaram boas lições visuais durante o século 20. E, enquanto o 7 a 1 se firma como o placar dos tempos sombrios, Eustáquio Neves ensina a duvidar da arte e do que mais ofereça uma visão cristalina.
A ZUM #8 apresenta a série Iluminância, da fotógrafa japonesa Rinko Kawauchi. Um ensaio conduzido pelo fascínio permanente de Kawauchi pela luz, fonte de toda visão e propriedade fundamental da fotografia. Com ensaio exclusivo do professor de fotografia inglês David Chandler.
Nesta edição, a ZUM discute o uso da fotografia na obra da artista Regina através da série Brazil Today (1977), um conjunto de quatro cadernos de cartões-postais, publicados na íntegra, em que Regina intervém nas fotografias das paisagens brasileiras de forma crítica e irônica.
Em conversa exclusiva com a ZUM, a fotógrafa norte-americana Nan Goldin fala sobre a carreira; a famosa série A balada da dependência sexual (1978-1996), em que retratou a cena underground nova-iorquina; a geração dizimada pela aids; os traumas familiares, como o suicídio da irmã; as polêmicas que acompanham seu trabalho; e suas referências artísticas.
A jornalista Dorrit Harazim narra a trajetória de Lee Miller (1907-1977), que, além de ser a modelo mais retratada de sua época, consagrou-se como fotógrafa e correspondente de guerra. Miller foi amante de Man Ray; íntima de artistas como Max Ernst, Miró, Jean Cocteau e Pablo Picasso; e testemunha da libertação dos campos de concentração alemães, autora de algumas das primeiras provas fotográficas do Holocausto.
Uma homenagem póstuma ao fotógrafo californiano Lewis Baltz (1945-2014), com fotografias das séries Os novos parques industriais próximos a Irvine, Protótipos, The Tract Houses e Park City. O obituário é assinado pela curadora de fotografia do SFMoMA e especialista na obra de Baltz, Sandra Phillips.
O fotógrafo mineiro Eustáquio Neves criou, a convite da ZUM, novas imagens para o ensaio fotográfico Futebol – cuja primeira parte foi feita em Belo Horizonte, em 1998, e a segunda em Diamantina, em 2014. A série, publicada na íntegra, é comentada pelo pesquisador e curador Moacir dos Anjos.
O crítico inglês Gerry Badger apresenta os livros mais importantes da história da fotografia, para ele uma arte em que o autor não é propriamente um manipulador de formas no interior da moldura fotográfica, mas antes um narrador que se vale de imagens em vez de palavras, alguém que conta uma história. Seu texto traz exemplos brasileiros, como o clássico fotolivro Amazônia, de Claudia Andujar e George Love.
No fim dos anos 1970, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo convidou o fotógrafo e cineasta A. C. d’Ávila (1955-1997) para documentar a estação da Luz, quando ela ainda integrava a Rede Ferroviária Federal. Publicado em 1980, o ensaio de A. C. d’Ávila é recuperado nesta edição da ZUM, com texto do escritor Pedro Afonso Vasquez.
Perfil crítico do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, partindo do recente Gênesis – projeto mais ambicioso de Salgado, transformado em livros, exposições e um documentário codirigido pelo cineasta Wim Wenders. O jornalista Francisco Quinteiro Pires entrevistou especialistas para mapear as leituras contrastantes geradas pelo trabalho do fotógrafo. A matéria traz ainda uma análise do crítico de arte Rodrigo Naves.
Compre a revista ZUM#8 pela internet na Loja do IMS