Revista ZUM 20

Conheça a ZUM #20

Publicado em: 19 de maio de 2021

 

 

A abertura da revista traz um purpurinado calendário para dias melhores por três coletivos de artistas trans: Limitrofe TelevisionAnalcancer2009 e Bouquet . Série transformada em pôster para os assinantes.

 

Da mesa de sua cozinha, Carrie Mae Weems encena uma vida em preto e branco, em série lançada há 30 anos que se tornou marco da representação das mulheres negras e publicada na íntegra na ZUM #20.

 

Junto com os Paiter Suruí, o fotógrafo Ubiratan Suruí (do coletivo Ixomasoden) organizou um arquivo de imagens que registra décadas do cotidiano da aldeia, sua relação com a fotografia e as consequências do contato com os não indígenas.

 

O escritor turco Orhan Pamuck fotografa a luz laranja das antigas luminárias de Istambul enquanto reflete sobre imigração, conflitos étnicos e desigualdade social.

 

Em plena pandemia, o fotógrafo carioca Allan Weber fez um diário visual da sua atividade como entregador de app.

 

A fotógrafa baiana Lita Cerqueira repassa em saborosa entrevista com Maria Hirszman seus mais de 40 anos de carreira dedicados a fotografar o povo e a cultura brasileira.

 

As fotografias absurdas da revista ToiletPaper, publicação dos artistas Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari, inspiram um conto inédito de Ana Paula Maia em que um escritor enfrenta um pássaro bicudo.

 

King Kong, Alien, E.T. e outros ícones da cultura pop invadem fotografias oitocentistas de povos indígenas na nova série do artista Denilson Baniwa, feita a convite da ZUM.

 

O arquiteto Paulo Tavares mostra como as fotografias modernas das revistas ilustradas brasileiras, que chancelaram o apagamento dos povos indígenas, hoje servem de evidência a favor de uma ação de reparação histórica aos Xavante. ///

 

 

 

 

 

 

ZUM #20 na loja do IMS
Conheça outras edições da ZUM

 

 

Tags: ,