Conheça a ZUM #20
Publicado em: 19 de maio de 2021
A abertura da revista traz um purpurinado calendário para dias melhores por três coletivos de artistas trans: Limitrofe Television, Analcancer2009 e Bouquet . Série transformada em pôster para os assinantes.
Da mesa de sua cozinha, Carrie Mae Weems encena uma vida em preto e branco, em série lançada há 30 anos que se tornou marco da representação das mulheres negras e publicada na íntegra na ZUM #20.
Junto com os Paiter Suruí, o fotógrafo Ubiratan Suruí (do coletivo Ixomasoden) organizou um arquivo de imagens que registra décadas do cotidiano da aldeia, sua relação com a fotografia e as consequências do contato com os não indígenas.
O escritor turco Orhan Pamuck fotografa a luz laranja das antigas luminárias de Istambul enquanto reflete sobre imigração, conflitos étnicos e desigualdade social.
Em plena pandemia, o fotógrafo carioca Allan Weber fez um diário visual da sua atividade como entregador de app.
A fotógrafa baiana Lita Cerqueira repassa em saborosa entrevista com Maria Hirszman seus mais de 40 anos de carreira dedicados a fotografar o povo e a cultura brasileira.
As fotografias absurdas da revista ToiletPaper, publicação dos artistas Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari, inspiram um conto inédito de Ana Paula Maia em que um escritor enfrenta um pássaro bicudo.
King Kong, Alien, E.T. e outros ícones da cultura pop invadem fotografias oitocentistas de povos indígenas na nova série do artista Denilson Baniwa, feita a convite da ZUM.
O arquiteto Paulo Tavares mostra como as fotografias modernas das revistas ilustradas brasileiras, que chancelaram o apagamento dos povos indígenas, hoje servem de evidência a favor de uma ação de reparação histórica aos Xavante. ///
ZUM #20 na loja do IMS
Conheça outras edições da ZUM
Tags: revista ZUM, ZUM #20