Radar

ZUM na sp-arte 2014

Publicado em: 03 de abril de 2014

Sábado, dia 5 de abril, às 15h, Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM, conversa com a artista Letícia Ramos, que teve seu projeto Microfilme selecionado na primeira edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS. O evento acontece no Auditório SP-Arte.

O foco de investigação artística de Letícia é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em vídeo. Seus trabalhos já foram expostos em importantes mostras e galerias, como a Tate Modern, em Londres, a 16º Videobrasil, em São Paulo, e o Laboratório de Arte Alameda, no México.

A Bolsa de Fotografia ZUM/IMS foi criada para reforçar a aproximação do Instituto com a produção fotográfica contemporânea brasileira e ofereceu R$ 65 mil para cada um dos dois projetos escolhidos – Letícia Ramos e João Castilho. Eles tiveram um prazo de oito meses para execução desse projeto, que passará a fazer parte do Acervo de Fotografia do IMS.

 Às 19h30, será lançado o livro Modernidades fotográficas, 1940-1964, que explora a obra de quatro grandes fotógrafos brasileiros num período crucial para a formação da fotografia moderna brasileira – e para os destinos do país. Fruto de uma exposição inaugurada no Museum für Fotografie, em Berlim, em setembro de 2013, o catálogo já fora lançado em alemão pela editora Kerber e agora ganha versão brasileira pelo IMS. O lançamento terá um bate-papo entre o crítico de arte Lorenzo Mammì e Samuel Titan Jr. (IMS), ambos ensaístas do livro, no Auditório da SP-Arte.

SP-Arte 2014

De 03 a 06 de abril

Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

Para mais informações sobre a SP-Arte 2014, clique aqui.