Recomendações ZUM: festivais online, comunidade LGBTQ+, Sunil Gupta, Ayrson Heráclito e mais
Publicado em: 9 de outubro de 2020
No verão de 1978 o fotógrafo indiano Sunil Gupta se muda para Londres, segundo ele “seguindo um cara” que conheceu e iniciou um relacionamento quando estudava administração no Canadá. Em entrevista ao site da revista AnOther, Gupta conta a história por trás das fotos de casais gays que ele fez na Londres dos anos 1980 e estão no livro Lovers: Ten Years On, relançado agora pela editora Stanley/Barker.
O fotógrafo sul-africano Sabelo Mlangeni conversa com a revista Dazed sobre o projeto House of Allure, uma série de fotos feitas em um abrigo para a comunidade queer de Lagos, na Nigéria. Mlangeni viveu cerca de dois meses na casa, um refúgio para pessoas perseguidas e hostilizadas em um país que não reconhece os direitos civis da população LGBTQ+.
Quando os colecionadores Hugh Nini e Neal Treadwell descobriram, em uma loja de antiguidades em Dallas (EUA), a fotografia de dois homens apaixonados não imaginavam que isso iria crescer e se tornar uma coleção de cerca de 2.800 fotos de homens em situações indubitavelmente amorosas. Nini e Treadwell lançam agora o livro Loving – A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s, um recorte da coleção completa, incluindo imagens da época da Guerra Civil norte-americana e da Segunda Guerra Mundial. “Ao decidir se vamos ou não adquirir uma foto, temos uma regra que seguimos. Chamamos de regra 50/50: temos que acreditar que é pelo menos 50% provável que estejamos olhando para dois homens que estão romanticamente envolvidos”, conta a dupla em entrevista publicada no site do jornal The Washington Post.
Até o dia 5 de novembro, o site do Videobrasil apresenta a exposição online Sacudimentos, do artista baiano Ayrson Heráclito. São 10 vídeos, produzidos entre 2004 e 2018, um importante recorte da produção de Heráclito em torno de rituais e temas relacionados à simbologia afro-baiana, com obras como Barrueco (2004), Funfun (2012) e Sacudimentos (2015), apresentado na 57ª Bienal de Veneza.
Em 2020 o Futures Digital Festival acontece em formato online até o dia 31 de outubro. Organizado pela Futures Photography, que tem como missão agregar a comunidade fotográfica europeia em torno de novos talentos, o tema Reset dessa edição propõe discutir e mostrar novos possíveis caminhos para a fotografia. A plataforma do festival apresenta os sete nomes selecionados para a exposição online: Ana Zibelnik, Dávid Biró, Ela Polkowska, Eva O’Leary, Garry Loughlin, Julie Poly e Sanne De Wilde.
Por conta da pandemia, o Photo London de 2020 também acontecerá totalmente online. Até o próximo dia 18 o evento reunirá mais de 100 galerias de 21 países, com diversas conversas e palestras online em parcerias com importantes museus e instituições como o Metropolitan Museum (Nova York), o Foam (Amsterdã) e a Galeria Tate (Londres), entre outros.
Pode a fotografia salvar o povo Yanomami? Essa é pergunta que o dá nome ao podcast do jornalista investigativo inglês Danny Wiser. Ele conversa com Valentina Tong, curadora assistente da exposição Claudia Andujar – A luta Yanomami, produzida pelo IMS. Os dois discutem relações entre arte e política, o trabalho de Andujar e o genocídio das populações indígenas brasileiras, agravado pela pandemia da covid-19. ///
Tags: Festival de Fotografia, LGBTQ+