Recomendações ZUM: exposições online, Dorothea Lange, Chris Killip, Rosângela Rennó, Duane Michals e mais
Publicado em: 30 de outubro de 2020O site da revista The New York Review of Books publicou texto da ensaísta Valeria Luiselli sobre a vida e a obra da fotógrafa Dorothea Lange, dona de um vasto arquivo de imagens das principais crises dos Estados Unidos no século 20. “Lange viveu – e nós ainda vivemos – em uma época e uma cultura que dependem da normalização de padrões e condições desiguais e, então, escolhe exceções para tais regras, mas apenas em seus próprios termos. Ter que incorporar essa exceção deve ter sido um grande fardo para carregar.”
“Fotógrafo da vida cotidiana da classe trabalhadora durante o declínio da indústria no nordeste da Inglaterra”. Assim o jornal The Guardian descreve Chris Killip, falecido aos 74 anos no início do mês. O obituário relembra a carreira de Killip, com destaque para as fotos realizadas no nordeste da Inglaterra no final dos anos 1970 e início dos anos 80 e que resultaram no livro In Flagrante, marco do documentário social que influenciou gerações de fotógrafos.
Ensaio publicado no site da revista Aperture relembra o impacto e a importância da exposição Greater New York, realizada em 2010 no MoMA PS1, em Nova York. Naquele ano, com o lançamento do Instagram e do iPhone 4 (que trazia a câmera para selfies), a fotografia contemporânea encontrava-se em um momento de ruptura e a exposição buscava apresentar novos talentos a partir de uma pergunta: O que acontece com a fotografia artística quando todo mundo é fotógrafo?. A mostra apresentou nomes como Hank Willis Thomas, Deana Lawson e LaToya Ruby Frazier, entre outros.
A edição espanhola do jornal El País publicou resenha sobre uma exposição e dois livros do fotógrafo norte-americano Alec Soth. “Cronista da vida nas periferias da América, Soth se descreve como ‘um conhecedor da distância social’. Da mesma forma, também já se referiu ao ato de retratar como ‘capturar o espaço que existe entre ele e seu sujeito’”.
A exposição coletiva online Em Pausa, organizada pelo Museo de la Cárcova, da Universidade Nacional das Artes, na Argentina, apresenta 240 fotografias e vídeos de artistas de vários países, como Argentina, Cuba, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Coreia, Ucrânia, Nigéria e Bangladesh, entre outros. A exposição apresenta diferentes olhares sobre a pandemia da covid-19 ao redor do mundo. Destaque para o vídeo As loucuras do corona, do artista Duane Michals.
A galeria Vermelho apresenta a exposição online Turista Transcendental, série de 10 vídeos que Rosângela Rennó vem desenvolvendo desde 2006. Os vídeos foram registrados em várias partes do mundo, do rio Ganges em Rishikesh e Allahabad, até o Salar do Uyuni, no sudoeste da Bolívia. Cada vídeo é acompanhado por um texto escrito por Rennó, que podem ser interpretados como um diário híbrido de viagens e de construção de imagens.
O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, apresenta a exposição Casas do Brasil: conexões paulistanas, do fotógrafo Marcos Freire. Ao longo de sete anos, Freire realizou 990 visitas a 94 dos 96 subdistritos da cidade de São Paulo, produzindo vinte mil fotos que trazem um olhar singular sobre o território paulistano. Parte da série em exibição foi publicada na ZUM #13. Mais informações sobre como visitar a exposição e um vídeo da mostra no site do Museu da Casa Brasileira. ///
Tags: exposição de fotografia, exposição online, recomendações