João Farkas expõe 75 fotos da região amazônica no Sesc Bom Retiro
Publicado em: 7 de agosto de 2015Em cartaz no SESC Bom Retiro até 1º de novembro, a exposição Amazônia Ocupada apresenta 75 imagens do fotógrafo João Farkas. A seleção foi feita a partir de 12 mil fotos realizadas ao longo de nove viagens para a região amazônica, entre 1984 e 1993. O trabalho se iniciou com o convite de alguns garimpeiros de ouro e cassiterita, interessados em mostrar um pouco de sua realidade.
“Escolhi as imagens que me pareciam melhor contar aquela grande história da ocupação da Amazônia e passei a mostrar para alguns fotógrafos amigos que eu respeito como o Edu Simões, a Claudia Andujar e o Milton Guran. Mostrei também a alguns curadores como o Thyago Nogueira, a Solange Farkas, o Paulo Herkenhoff e o Marcelo Guarnieri, além da Juliana Braga e Juliana Okuda, do Sesc. A cada conversa, algumas fotos iam ganhando relevância, outras saíam da seleção e novas eram incorporadas. Até que finalmente o Paulo Herkenhoff, curador da exposição, deu forma final à mostra”, conta João Farkas.
A mostra também traz depoimentos em vídeo de fotógrafos tiveram a Amazônia no foco de suas lentes: Pedro Martinelli, Claudia Andujar e Edu Simões, além do próprio João. Nestes, os profissionais comparam linguagem e técnicas, criando um diálogo entre seus trabalhos. Também contribuem com depoimentos a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o jornalista Ricardo Lessa, grande conhecedor da Amazônia e frequente acompanhante de Farkas em suas incursões.
João Farkas é filho de Thomaz Farkas, grande expoente da fotografia moderna do Brasil: “Tem um gosto muito especial para mim o fato de que a Amazônia estava no radar do fotográfico e cinematográfico de meu pai, a quem eu devo boa parte de minha formação humanística e o amor pelo Brasil e pelo povo. Ele adoraria estar aqui pra ver isto na parede”, completa.