Radar

Abertas as inscrições para o 6° Concurso de Fotolivros RM

Publicado em: 04 de maio de 2016

Estão abertas as inscrições do 6° Concurso de Fotolivros RM, que vão de 3 de maio a 15 de agosto de 2016. Podem participar, com projetos de livros inéditos, fotógrafos residentes na América Latina, na Espanha e em Portugal.

Organizado pela RM,  uma das mais prestigiosas editoras de livros de arte da América Latina, o prêmio visa divulgar o trabalho de fotógrafos através da publicação de um fotolivro. Serão dadas ainda 3 menções honrosas a outros projetos.

Na edição deste ano, o júri será composto por personalidades do mundo da fotografia: David Campany (Reino Unido), Claudia Jaguaribe (Brasil), Lesley Martin (EUA), Diane Dufour (França), Alexis Fabry (França), Horacio Fernández (Espanha), Julien Frydman (França), Alfonso Morales (México), Susan Meiselas (EUA), Pablo Ortiz Monasterio (México), Martin Parr (Reino Unido) e Alec Soth (EUA).


Otshuchi, de Alejandro Chaskelbierg (vídeo por haveanicebook)

A edição anterior, de 2014, premiou o projeto Otsuchi: Future Memories, do argentino Alejandro Chaskielberg, fotolivro que documenta as consequências do terremoto mais devastador que atingiu o Japão, assim como do tsunami que se seguiu, a partir de Otsuchi, cidade pesqueira de 15 mil habitantes na província de Iwate que foi uma das mais devastadas pelo tsunami que assolou a costa nordeste do Japão em março de 2011. O trabalho estabelece um diálogo entre um conjunto de fotografias de família dos habitantes encontradas após o tsunami com retratos dos sobreviventes nas ruínas dos seus lares.


Txema Salvans, The Waiting Game (vídeo por haveanicebook)

Um dos vencedores que tiveram maior destaque após o prêmio foi o catalão Txema Salvans, com The Waiting Game (2012), série que realizou durante seis anos pela costa mediterrânea da Espanha fotografando a prostituição que ocorre na estrada. Cruzamentos, rotatórias e ruas sem saída são os espaços à margem que lhe serviram como palco para mostrar uma atividade são superexposta como esta. Retrato preciso sobre a necessidade e o desejo, a figura solitária da mulher que se mantém à espera, carregada da estereotipada imagem de objeto sexual, aparece a uma meia distância que a torna chocante, por vezes mesmo trágica.

O edital do concurso pode ser consultado no site www.concurso.editorialrm.com.///

 

A revista ZUM apoia a divulgação do 6° Concurso de Fotolivros RM.

Tags: , , , , ,