Durante a Copa do Mundo no Brasil de 2014, quatro fotógrafos da agência Magnum – Alex Majoli, David Alan Harvey, Jonas Bendiksen e Susan Meiselas –, quatro novos nomes da fotografia brasileira – Bárbara Wagner, Pio Figueroa, André Vieira e Breno Rotatori – e os coletivos Garapa e Mídia Ninja desenvolveram o projeto Offside Brazil, parceria da Magnum com o Instituto Moreira Salles, a fundação Save the Dream e a ESPN.
O time de fotógrafos se espalhou pelas cidades-sede do campeonato, registrando o que acontecia para além dos gramados, num trabalho incessante de captura, edição e divulgação. Sem fotografar os jogos em si, criaram um banco de imagens contemporâneo ao registrar os arredores dos estádios, as áreas de exclusão da Fifa, as manifestações, a vida noturna das cidades, os rituais religiosos e o cotidiano brasileiro paralelo às celebrações.
A ZUM #7 publicou um longo portfólio com imagens do projeto, que entrou para a coleção de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles com aproximadamente 25 imagens de cada artista participante – confira algumas delas na galeria abaixo.
Veja aqui os posts relacionados ao projeto durante sua realização e o Tumblr usado durante o processo, no qual os fotógrafos subiam suas imagens.