Notícias

Vijai Patchineelam lança o livro Samba Shiva, projeto vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2016

Publicado em: 04 de setembro de 2017

No próximo dia 9 de setembro, às 17hs, será lançado o livro Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam. O livro, resultado do projeto contemplado pela Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles em 2016, foi editado pelo artista Vijai Patchineelam, filho de Sambasiva e autor do projeto. O evento ocorrerá na Plana, e haverá uma conversa entre Vijai Patchinnelam, Sambasiva Rao Patchineelam e Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Em Samba Shiva, Vijai revisita o arquivo fotográfico de seu pai, cientista que emigrou para o Brasil no final da década de 70. Sambasiva se formou em geologia na Índia, fez especializações na Áustria e mestrado e doutorado na Alemanha antes de desembarcar em Salvador para dar aulas na Universidade Federal da Bahia. Ganhou uma câmera Minolta de um amigo no início dos anos 1970 e, desde então, registrou momentos em família no Brasil e na Índia, bem como as atividades e viagens profissionais.///

 

Evento: Lançamento do livro Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam
Onde: Plana (Av. Ipiranga, 200, Edifício Copan)
Data: 09/09/2017
Horário: das 17hs às 19hs

 

Vijai Patchineelam nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É artista e doutorando na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e na Universidade de Antuérpia, Bélgica. Teve exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de galerias na Argentina, Líbano e Índia.

 

 

Tags: , ,

  • Guilherme Santana

    Finalmente um projeto pé no chão, sem grandes explicações intelectualizadas, atemporal, interessante e bonito por natureza. Parabéns pelo trabalho! Que mais projetos como este sejam vencedores da Bolsa (e não aquele papo furado de microfilme e animais de zoológicos dentro de apartamentos).