Radar

Recomendações ZUM: FotoRio, Sebastião Salgado, Janet Malcom, Richard Mosse e mais

Publicado em: 25 de junho de 2021

Da série Tristes trópicos © Richard Mosse. Cortesia do artista e das galerias Jack Shainman e carlier | gebauer. Publicada no site do British Journal of Photography.

Em entrevista ao site da revista British Journal of Photography, o fotógrafo irlandês Richard Mosse fala da sua carreira, da retrospectiva de sua obra atualmente em cartaz na Itália e da nova série que está realizando na Amazônia. Mosse é conhecido por investigar populações em deslocamento e também por usar tecnologia avançada para expandir os limites da fotografia documental. Sobre seu atual projeto na floresta amazônica, ele comenta que está “capturando dezenas de milhares de imagens de cada local de crime ambiental. E, de volta ao estúdio, estamos trabalhando com computadores muito poderosos para achatar o espaço em um mapa bidimensional.

 

Montanha Sagrada dos Yanomami da comunidade de Maturaca. Fotografia: Sebastião Salgado © Sebastião Salgado. Publicada no jornal The Guardian

Em entrevista ao jornal The Guardian, Sebastião Salgado fala sobre Amazônia, nova exposição atualmente em cartaz em Paris e também livro publicado pela Taschen. O fotógrafo brasileiro conta das viagens que fez ao coração da floresta amazônica para registrar paisagens pouco vistas e populações indígenas isoladas. “Quando os portugueses e os espanhóis chegaram à América, quem é que encontraram? Encontraram eles mesmos. Eles encontraram os homo sapiens que haviam chegado 19 mil anos antes deles. Quando eu caminho por esta terra, estou caminhando dentro da minha comunidade humana”, comenta Salgado.

 

 


Janet Malcolm em 1981. Crédito: Nancy Crampton via a família Malcolm. Publicada no jornal The New York Times.

Faleceu na semana passada, aos 86 anos, a jornalista Janet Malcolm. O jornal The New York Times publicou um obituário onde lembra a importância da escritora para toda uma geração de jornalistas ao redor do mundo. E o site da revista Aperture destaca a relevância do livro Diana e Nikon, uma coleção de ensaios sobre fotografia publicado em 1980. “Quarenta anos após a publicação de sua coletânea de ensaios sobre fotografia, a escrita de Malcolm oferece o prazer de ver uma grande mente debatendo com o meio”. Em entrevista a Geoff Dyer publicada na Aperture em 2014, Malcolm admitiu que ela é “alguém que está mais bem equipada para olhar fotos do que pensar sobre o que é fotografia”.

 


Frame da live com a artista Estefania Gavina e a pesquisa Fabiana Bruno.

Parte da programação online da 12ª Edição do Festival Hercule Florence, a live com a artista e fotógrafa argentina Estefania Gavina e a pesquisadora Fabiana Bruno discute o projeto o ACHO – Arquivo Coleções de Histórias Ordinárias, organizado por elas junto com Elaine Pessoa. O projeto é uma iniciativa idealizada por artistas e pesquisadores com a intenção de acolher fotografias vernaculares, descartadas e encontradas na cidade de Campinas por um grupo de catadores de lixo.

 

Frame do vídeo da conversa com os fotógrafos Edu Simões e Gui Christ.

Programado para 2020, mas por conta da pandemia só acontecendo em 2021, o Festival FotoRio em sua versão online tem a programação dividida em blocos temáticos. Nesta última semana, as discussões nas lives giraram em torno dos fotolivros, com a participação de artistas, curadores, editores e pesquisadores. A agenda dessas rodas de conversas contou com a presença de nomes como Edu Simões, Ísis Medeiros, Gilvan Barreto, Carlos Carvalho, Ângela Berlinde e Gui Christ, entre outros. No canal YouTube do FotoRio você pode ver todos os debates que aconteceram nos últimos dias.

 

 

O jornal The Financial Times publicou uma lista com setes sugestões de livros de fotografia e de arte recém-lançados. Destaques para The Roadmaker, do fotógrafo ganês James Barnor, que retratou seus país às vésperas de sua independência e também a diáspora africana e caribenha na Londres dos anos 1970; e para Speak the wind, do iraniano Hoda Afshar, que documentou as paisagens e as pessoas das ilhas do Estreito de Ormuz, cujos costumes e topografia foram moldados pelo vento ao longo de milênios.

 

 

Foto do coletivo equatoriano Fluxus Foto, parte da matéria Educação por Whatsapp, publicada no número 10 da revista Sueño de la razón, 2021

A décima edição da revista latino-americana de fotografia Sueño de la razón acaba de ser lançada e tem todo o seu conteúdo disponível em PDF no site da editora. Com o título #10 Mal-estar, resistência, transformação, essa edição apresenta ensaios visuais e textos que, segundo os editores, partem de “olhares cúmplices, narrativas muito íntimas ou obras de ações coletivas para enfrentar as pandemias: irmandades cheias de energia que produzem, cozinham, distribuem e apoiam os seus vizinhos mais despossuídos.” ///