Bolsa de fotografia

Dora Longo Bahia e Vijai Patchineelam são os ganhadores da Bolsa de Fotografia 2016

Publicado em: 25 de julho de 2016

zum_cartaz_final_02-3

A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos ganhadores da 4ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS:

Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), de Dora Longo Bahia – projeto de construção de uma instalação audiovisual feita com fotografias e vídeos que retratem o derretimento das geleiras de Perito Moreno e as queimadas da floresta Amazônica.

Dora Longo Bahia (São Paulo/SP – 1961)

Doutora em poéticas visuais pela ECA/USP, onde atualmente leciona, e com pós-doutorado em filosofia pela FFLCH/USP. Expõe regularmente no Brasil e no exterior desde os anos 1980. Artista multimídia, suas obras tratam de temas como violência, sexo e morte.

 

Sambashiva – As Fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam, de Vijai Patchineelam: projeto de pesquisa do arquivo fotográfico do cientista Sambasiva Rao Patchineelam, com vistas a uma publicação de artista que discuta questões como a autoria, a edição e a apropriação de imagens.

Vijai Patchineelam (Niterói/RJ – 1983)

Bacharel em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou o doutorado pela Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia) em 2016. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, além de residências dentro e fora do Brasil. Seu trabalho mescla fotografia, vídeo e publicações.

 

Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 819 projetos de todas as regiões do Brasil, além de material enviado por brasileiros residentes no exterior.

O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

 

Os dois projetos contemplados pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2015 foram Mestres de Cerimônia, de Bárbara Wagner, e Memento, do Coletivo Trëma.

 

Comissão julgadora 2016:

Luiz Camillo Osório, crítico de arte e professor de estética e história da arte na UniRio e da PUC-RJ

Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS

Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS

Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS

Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS

///

Tags: ,