Dora Longo Bahia e Vijai Patchineelam são os ganhadores da Bolsa ZUM/IMS de 2016
Publicado em: 25 de julho de 2016A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos ganhadores da 4ª edição da Bolsa ZUM/IMS:
Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), de Dora Longo Bahia – projeto de construção de uma instalação audiovisual feita com fotografias e vídeos que retratem o derretimento das geleiras de Perito Moreno e as queimadas da floresta Amazônica.
Dora Longo Bahia (São Paulo/SP – 1961)
Doutora em poéticas visuais pela ECA/USP, onde atualmente leciona, e com pós-doutorado em filosofia pela FFLCH/USP. Expõe regularmente no Brasil e no exterior desde os anos 1980. Artista multimídia, suas obras tratam de temas como violência, sexo e morte.
Sambashiva – As Fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam, de Vijai Patchineelam: projeto de pesquisa do arquivo fotográfico do cientista Sambasiva Rao Patchineelam, com vistas a uma publicação de artista que discuta questões como a autoria, a edição e a apropriação de imagens.
Vijai Patchineelam (Niterói/RJ – 1983)
Bacharel em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou o doutorado pela Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia) em 2016. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, além de residências dentro e fora do Brasil. Seu trabalho mescla fotografia, vídeo e publicações.
Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 819 projetos de todas as regiões do Brasil, além de material enviado por brasileiros residentes no exterior.
O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles.
Os dois projetos contemplados pela Bolsa ZUM/IMS de 2015 foram Mestres de Cerimônia, de Bárbara Wagner, e Memento, do Coletivo Trëma.
Comissão julgadora 2016:
Luiz Camillo Osório, crítico de arte e professor de estética e história da arte na UniRio e da PUC-RJ
Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS
Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS
Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS
Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS
///
Tags: bolsa de fotografia, Instituto Moreira Salles