Revista ZUM 29

Conheça a ZUM #29

Publicado em: 6 de novembro de 2025


Em colagens com as poucas fotografias de sua infância, o artista Vuyo Mabheka recria cenas – inspirado no jogo de casa de bonecas – para refletir sobre a orfandade e os conflitos sociais que permeiam a vida na África do Sul.

Com a influência do cinema, os retratos colorizados de Telma Saraiva – que também estampam a abertura da zum #29 – revitalizam a tradição nordestina da fotopintura, como ressalta o curador Bitu Cassundé.


O fotógrafo baiano Bauer Sá homenageia a religiosidade e a cultura afro-brasileiras em retratos rigorosamente elaborados e repletos de simbologias, ecoados pelo texto do músico Tiganá Santana.


As cineastas Sueli Maxakali e Patrícia Ferreira Pará Yxapy conversam sobre asdescobertas, os desafios e os segredos doaudiovisual feito por mulheres indígenas em entrevista conduzida pela cineasta Sophia Pinheiro.


O pesquisador Rafael R. Tranche reflete sobre a transformação das imagens de guerra a partir do uso de drones, câmeras de vigilância e celulares na cobertura de conflitos contemporâneos, e mostra como a câmera pode se tornar ferramenta na defesa da liberdade palestina.


Os cortes de cabelo fotografados pela artista Melissa de Oliveira – capa da ZUM #29 –celebram a vaidade masculina e a criatividade dos barbeiros das favelas de Salvador e do Rio de Janeiro. Para a pesquisadora Bárbara Copque,Oliveira propõe uma reconfiguração da memória, em que os afetos e a beleza se insurgem: “É a memória da construção de uma identidade, de um tipo de estética que recusa o sistema das imagens de violência”.


Feministas pioneiras, Claude Cahun e Marcel Moore dedicaram a vida e a obra à performance da liberdade de gênero e ao combate ao nazismo, como destaca em texto inédito a curadora Sophie Hackett.


A fotógrafa Gauri Gill convidou o artista Rajesh Chaitya Vangad para desenhar sobre suas fotografias, criando paisagens oníricas que revelam a relação do homem com o meio ambiente na Índia.


A arte computacional de Waldemar Cordeiro antecipou discussões da cultura digital, como a relação entre algoritmo, estética e política. No centenário do artista, a pesquisadora Priscila Arantes resgata sua reflexão original sobre arte e tecnologia.


A obra de Sebastião Salgado se confunde com a história e a crítica da fotografia humanista do século 20. Em texto especial parta a zum, a pesquisadora Teresa Bastos reflete sobre o olhar e o legado de um dos maiores fotógrafos do Brasil, que nos deixou este ano.


A revista ZUM #29 já está disponível na loja online do IMS.
Assine a ZUM! A cada edição, um pôster exclusivo para os assinantes.

ZUM #29 / outubro, 2025
Capa/quarta capa: Sem título (2024). Fotos de Melissa de Oliveira. Modelo: Wendel Santana Silva (Caladinho). Barbeiro: Moika Du Corte. Uruguai, Salvador, BA.
Pôster: Cada cabeça é um mundo (2020-25), de Melissa de Oliveira.
Abre: Fotopinturas de Telma Saraiva sobre fotografias de sua filha Edilma Rocha.