Bolsa de fotografia

Bárbara Wagner e coletivo Trëma são os ganhadores da Bolsa de Fotografia 2015

Publicado em: 03 de agosto de 2015
Print A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos ganhadores da 3ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS:

Mestres de cerimônias 2015-2016, de Bárbara Wagner (Brasília/DF – 1980)

Mestra em artes visuais pelo Duth Art Institute (Holanda) em 2011, sua prática em fotografia está centrada na representação do “corpo popular”, suas manifestações históricas, estratégias de visibilidade e subversão dentro da indústria cultural e de consumo contemporâneas.

No projeto Mestres de cerimônias 2015-2016 a artista irá documentar a combinação de realidade e fantasia que envolve a vida dos jovens MCs dos movimentos de Brega Funk e Funk Ostentação.
 

Memento, do coletivo Trëma
(São Paulo/SP – 2013)

O coletivo foi formado em 2013 pelos fotógrafos Felipe Redondo, Gabo Morales, Leonardo Soares e Rodrigo Capote. Dedicado à fotografia documental e editorial, produz estórias que discutem temas da sociedade brasileira, com especial interesse em manifestações identitárias, tradicionais e contemporâneas, no ambiente comunitário.

O projeto Memento pretende reconstituir as memórias de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos anos, com fotografias feitas aqui e nos seus países de origem.

 

Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 479 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil e por brasileiros residentes no exterior.

O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

Conheça também os projetos ganhadores das edições anteriores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS:
Bolsistas 2014 – Bolsistas 2013

 

Comissão julgadora 2015

Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS
Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS
Moacir dos Anjos, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, curador e crítico de arte
Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do IMS
Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS

 


  • Víctor de Carvalho

    Prezados,
    é possível aos participantes que concorreram com seus projetos ter algum conhecimento da sua avaliação. Alguma nota ou comentário. Creio que seria válido pra saber as potencialidades dos projetos não contemplados. Em que pontos são necessárias melhorias. E principalmente como o projeto se saiu na avaliação. Penso nesta questão no sentido de melhorar sempre a atender melhor as exigências em futuros editais. Abç, Víctor.

    • Carmen

      Boa tarde,
      E como faço para solicitar essa avaliação?
      Grata

  • André Matos

    Parabéns aos ganhadores, muito parecido com as escolhas do ano passado, um projeto “individual” , e um projeto de grupo , apesar de constar no edital o contrário, parece que sim a qualificação profissional do escolhido conta sim, e novatos e amadores parecem mesmo ter pouca ou nenhuma chance, pelo menos a escolha dos 3 anos seguidos mostra algo diferente, o fato de ter algo na web, um portfolio mais amplo, etc, parece contar pontos também, acho que o processo podia ser aprimorado, e ter sei lá os top10 escolhidos por voto popular e a comissão escolhe 2 destes 10 por exemplo .. mas fiquei feliz em participar. Quem sabe na próxima. 😉

  • Heris Rocha

    Bom, só “carimbados” que levam, como o Conrado Wessel, Pierre Vegê. Deveria até tirar este termo “bolsa”. Bom, valeu ter participado. Detalhe a idéia de classificar uns 10 seria legal, pelo menos da oportunidade de iniciantes aparecerem mais e ter um dia a chance de ser premiado. Caso ano que vem tenha, estarei outra vez, sabendo que as chances são mínimas.

  • Rodolfo Formigari

    Ano que vem estaremos de volta. Vou melhorar o projeto e começar a desenvolvê-lo. Acho que isso pode amadurecê-lo e me colocar no páreo. Estou ansioso para ver os trabalhos escolhidos. Abraços em todos e parabéns aos contemplados! AUGURI!

  • Víctor de Carvalho

    COLETIVO NÃO CONTEMPLADOS.
    Vamos organizar não contemplados!!!
    De qualquer modo foi uma experiência legal fazer um projeto e enviar pela primeira vez. Pra quem tem pouca experiência com projetos sofre com a carência de referências. Mas acredito que mesmo artistas já experientes também encontrem dificuldades pra planejar suas idéias.
    De qualquer modo parabéns aos contemplados!!!

  • Carlos Cornejo

    Onde e quando posso retirar o meu projeto não selecionado?

  • Carlos Cornejo

    Quando e onde podem ser retirados os projetos não aprovados da Bolsa Zum/IMS?

    • Revista ZUM

      Carlos, os projetos podem ser retirados na recepção do IMS (mesmo endereço para onde foram enviados), de segunda a sexta, das 8h às 20h, até o dia 4 de setembro.

  • Miguel Saad

    Desculpe, Revista Zum, mas vocês estão no século passado. Os trabalhos escolhidos são bem normais, sem surpresa, politicamente correto mais chato impossível, com uma crítica política e social fake, e aquele tipo de fotografia só de conteúdo!

  • miguel

    A razão pela qual meus comentários foram censurados só me fazem pensar na verdade dos mesmos. Obrigado.

  • maria rosa

    Gostaria de ter uma posição sobre o projeto, para ter uma noção da força que teve e críticas para poder melhorar. Obrigada!

    • Revista ZUM

      Maria, infelizmente não há essa possibilidade, dado que a praxe durante a avaliação não foi registrar pareceres ou notas individuais para serem enviados depois aos participantes.