Exposição de William Eggleston no IMS tem sala dedicada à série realizada em cromos
Publicado em: 26 de junho de 2015
Sala com a série de fotografias feitas em cromo da exposição “William Eggleston, a cor americana”, no IMS-RJ
Quando inaugurada a exposição Fotografias de William Eggleston, em 1976, no Museu de Arte Moderna de Nova York, a fotografia colorida era considerada marginal no circuito da arte. O então diretor do departamento de fotografia do museu e curador da mostra, John Szarkowski, escolheu 75 fotografias de um conjunto de 375 cromos apresentados por Eggleston, focado no material produzido entre os anos 1972 e 1974.
Foi nesse período que Eggleston deixou de lado os negativos coloridos e começou a se dedicar aos diapositivos, que lhe permitiam maior controle da cor. Com essa mudança veio sua descoberta da impressão em dye-transfer, técnica cara na época, mas que lhe permitia isolar as cores, intensificá-las e imprimi-las separadamente.
A exposição William Eggleston, a cor americana, em cartaz até dia 28 de junho no IMS-RJ, tem uma sala dedicada à produção em cromos de Eggleston. O núcleo é formado por 43 ampliações em dye-transfer, vindas de coleções internacionais importantes – a maior parte pertence ao acervo do MoMA e esteve na lendária exposição de 1976.
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Sala com a série de fotografias feitas em cromo da exposição “William Eggleston, a cor americana”, no IMS-RJ
Duas obras muito conhecidas compõem esse conjunto: O teto vermelho e Triciclo. Esta última estampa a capa do livro da exposição do MoMA, Guia de William Eggleston, primeira publicação de fotografia colorida do museu. O livro se tornou um clássico da fotografia. As fotos de Eggleston, que introduzem o uso da cor, os temas banais e as cenas cotidianas no contexto da arte moderna, são analisadas pelo crítico John Szarkowski no mais importante ensaio já escrito sobre o fotógrafo. Szarkowski discute o problema da introdução da cor na fotografia e reconhece que Eggleston se utiliza da cor para determinar a forma, e não como recurso acessório. O ensaio é publicado pela primeira vez em português no catálogo da exposição do IMS.
William Eggleston, a cor americana é a maior exposição já realizada sobre o fotógrafo, com 172 obras das décadas de 1960 e 1970, considerados os anos de ouro de sua produção. É também a primeira vez que Eggleston mostra seu trabalho no Brasil.
Mais sobre a exposição em revistazum.com.br/we.
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Instalação da exposição “Fotografias de William Eggleston”, 1976. © The Museum of Modern Art, New York
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Instalação da exposição “Fotografias de William Eggleston”, 1976. © The Museum of Modern Art, New York
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Instalação da exposição “Fotografias de William Eggleston”, 1976. © The Museum of Modern Art, New York
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Instalação da exposição “Fotografias de William Eggleston”, 1976. © The Museum of Modern Art, New York