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Volta Jazz: o fotógrafo Sory Sanlé registrou a efervescente cena musical de Burkina Faso nos anos 1960

Publicado em: 29 de junho de 2018

No início dos anos 1960, a cidade de Bobo-Dioulasso era a capital da cena musical e cultural de Alto Volta (atual Burkina Faso), na África Ocidental. As orquestras e grupos musicais combinavam instrumentos e ritmos como a salsa cubana e o funk e rock americanos a suas raízes africanas, em um movimento que ficou conhecido como a “Cena de Bobo”.

É neste cenário que Ibrahima Sory Sanlé (1943) começa a trabalhar como fotógrafo e monta o seu estúdio Volta Photo no centro da cidade. Foi nele que Sanlé e registrou os habitantes de Bobo-Dioulasso, recém independentes da França, utilizando coloridos e chamativos panos de fundo e uma série de objetos de cena que davam um ar moderno aos seus modelos, como telefones e motocicletas.

Além dos retratos em seu estúdio, Sanlé também fotografou a cena musical e foi responsável por uma grande quantidade de capas dos discos gravados pelos conjuntos locais. E foi além: o fotógrafo organizava as suas próprias festas nas cidades e vilarejos da região para levar a música de Bobo para além das fronteiras da cidade.

Descoberto apenas recentemente pelo pesquisador e produtor musical francês Florent Mazzoleni, responsável pela publicação do livro Sory Sanlé -Volta Photo 1965-1985, Sanlé tem agora seu trabalho exibido pelo Instituto de Arte de Chicago na exposição Volta Jazz, que apresenta um conjunto de cerca de 100 fotografias do artista e gravações digitalizadas das bandas de jazz da época.///

 

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