Fotógrafo sul-africano Santu Mofokeng recebe prêmio pelo conjunto da obra
Publicado em: 29 de março de 2016O fotógrafo sul-africano Santu Mofokeng (Joanesburgo, 1956) recebeu neste mês de março o primeiro Prêmio Internacional de Fotografia promovido pela Fundação de Fotografia de Modena, Itália. A premiação reconhece a importância de um fotógrafo vivo cuja obra tenha dado uma contribuição significativa para a linguagem da imagem. Esta primeira edição do prêmio tinha como tema a Identidade.
Além de 70 mil euros, Mofokeng recebe uma exposição cuja inauguração se deu juntamente ao anúncio oficial do prêmio, no último dia 6 de março. Santu Mofokeng: Solitude silenciosa fica em cartaz no Foro Boario de Modena até o dia 8 de maio, e tem curadoria de Simon Njami. Santu foi escolhido entre outros finalistas de peso: a suíço-brasileira Claudia Andujar, a holandesa Rineke Dijkstra, o norte-americano Jim Goldberg, o japonês Yasumasa Morimura e a também sul-africana Zanele Muholi.
Nas palavras do júri, do qual fez parte Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles: “Santu Mofokeng é um artista que não pertence a nenhum sistema, e sua liberdade o permitiu criar imagens espetaculares. […] Ele construiu uma carreira muito sólida ao retratar, no conjunto de sua obra, a realidade da África do Sul do período do Apartheid até os tempos presentes; a questão da identidade negra e da integração entre comunidades diferentes sempre foi central em seu trabalho”.
Veja nesta galeria algumas das imagens que estão expostas:
A ZUM #3 publicou uma longa entrevista retrospectiva com Santu Mofokeng e um portfólio de fotografias.///
Tags: África do Sul, Apartheid, Santu Mofokeng