Mauro Restiffe e Douglas Gordon: novas exposições do IMS Paulista abrem amanhã
Publicado em: 13 de abril de 2018São Paulo, fora de alcance e Îles flottantes (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet), de Mauro Restiffe e Douglas Gordon, respectivamente, são as duas exposições que abrem amanhã (14/04) no IMS Paulista. Restiffe apresenta 18 fotografias da capital paulista feitas entre 2012 e 2013; e Gordon traz uma videoinstalação inédita no Brasil. Às 11h acontece uma visita guiada com Thyago Nogueira, curador de São Paulo, fora de alcance, e o artista.
A individual de Restiffe é o desdobramento de um convite feito ao fotógrafo pela revista ZUM em 2012. Incentivado pela publicação, ele registrou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. No ano seguinte, foi convidado a estender o trabalho e fotografar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo.
A exposição apresenta uma seleção das centenas de imagens produzidas por Restiffe em caminhadas diárias, em que registrou desde o cotidiano dos moradores da cidade até fatos extraordinários, como o incêndio no Memorial da América Latina ou um dos vários protestos realizados em 2013.
O escocês Douglas Gordon, por sua vez, apresenta o audiovisual Îles flottantes, que registra uma ação em que o artista inverteu o fluxo do sistema de canalização do jardim da residência de Yvon Lambert, dono da Coleção Lambert, em Avignon, no sul da França. No vídeo, a água se espalha encobrindo progressivamente crânios humanos dispostos pelo artista no local.
“Ao colocar os crânios numa paisagem aquática, Gordon estabelece uma tensão entre duas maneiras opostas e complementares de ver, próprias de dois mestres do impressionismo: a transparência e a docilidade dos reflexos do jardim inundado, marco das paisagens aquáticas de Monet, se sobrepõem à consistência volumétrica e à concentração luminosa de Cézanne”, pontua Lorenzo Mammì, curador da mostra e de programação e eventos do IMS.//
+
Mais informações sobre as exposições no site do IMS: Mauro Restiffe e Douglas Gordon
São Paulo, fora de alcance: a frustração e o fascínio do caminhar como procedimento artístico, por Joaquim Marçal.
Mauro Restiffe por Guilherme Wisnik.
Mauro Restiffe conversa com Thyago Nogueira, curador da mostra no IMS.
Mauro Restiffe fala sobre sua exposição São Paulo, fora de alcance.
O livro da exposição São Paulo, fora de alcance está disponível na loja online do IMS.
Tags: fotografia contemporânea, São Paulo, videoinstalação