Radar

Recomendações ZUM: Sally Mann, Cindy Sherman, Martin Parr, Takashi Homma, Keisha Scarville e mais

Publicado em: 25 de setembro de 2025


Cindy Sherman, Untitled #566 (2016), da série Flappers © Cindy Sherman, cortesia da artista e da galeria Hauser & Wirth. Publicada no site ArtNet

O site ArtNet entrevistou Tanya Barson, diretora da galeria Hauser & Wirth e curadora da exposição Cindy Sherman: The Women, em cartaz na galeria em Menorca, Espanha. A mostra apresenta obras de oito séries diferentes ao longo da carreira de Cindy Sherman, desde os primeiros trabalhos de estudante, fotografados em preto e branco, até retratos coloridos de grande formato realizados na última década. “É claro que em todas as fotografias é ela, mas nunca é ela, porque é sempre uma personagem que ela retrata”, conta Barson.


Martin Parr, The Last Resort, New Brighton, Inglaterra, 1983-5 © Martin Parr / Magnum Photos. Publicada no site da Musée.

O site da revista Musée publicou uma crítica do livro Utterly lazy and inattentive: Martin Parr in words and pictures (Totalmente preguiçoso e desatento: Martin Parr em palavras e imagens), uma coleção de memórias visuais do fotógrafo inglês Martin Parr. “De um boletim escolar desdenhoso — que o declarava ‘totalmente preguiçoso e desatento’ aos quatorze anos — Martin Parr emergiu como um dos fotógrafos cronistas mais distintos da vida moderna. Nesta autobiografia tão aguardada, Parr inverte o contexto, convidando os leitores a percorrer sua jornada ao longo da vida por meio de mais de 150 imagens e reflexões sinceras resgatadas com o apoio da escritora Wendy Jones.”


Fotos e pôsteres na parede do estúdio de Sally Mann. O retrato de seus três filhos é da série Família Imediata. Foto: Jared Soares. Publicada no site do The Guardian.

Por conta do lançamento do seu novo livro autobiográfico Art Work: On the Creative Life (Trabalho artístico: sobre a vida criativa), o jornal inglês The Guardian entrevistou a fotógrafa, e agora escritora, norte-americana Sally Mann. “Minhas fotos de família foram um risco inesperado, pois fizeram as pessoas pensarem que nos conheciam. Muitas pessoas sentem que nos conhecem porque você se colocou à disposição. Não acho que seria prudente divulgar essas fotos de família hoje em dia, porque há tanto acesso às pessoas. Isso me dá arrepios – o que acontece na internet e como as pessoas estão disponíveis agora”, conta a fotógrafa.


Seri Doiji & Rio Doiji, Gêmeas, de Takashi Homma, 2008. Cortesia da Dashwood Books. Publicada no site AnOther Magazine.

O site AnOther resenha o recém-lançado fotolivro Portrait of J (Retrato de J), do fotógrafo japonês Takashi Homma, que retrata a história de pessoas comuns que compõem o tecido social e cultural do Japão contemporâneo – incluindo familiares e amigos, entre eles o também fotógrafo japonês Daido Moriyama. “As primeiras fotografias em Retrato de J datam de 2002, mas a ideia do livro só se solidificou há cerca de dois anos, diz Homma, depois que ele se deparou com o álbum de 1982 do violonista clássico John C. Williams, intitulado Portrait of John Williams. Um disco composto por clássicos instrumentais é também uma obra reduzida à sua forma mais pura, deixando o significado e a emoção à interpretação do público”.


Keisha Scarville, do livro lick of tongue, rub of finger, on soft wound (2023). Publicada no blog Interloper.

O blog Interloper, da fotógrafa inglesa Alice Zoo, conversou com a artista estadunidense Keisha Scarville, autora do aclamado fotolivro lick of tongue, rub of finger, on soft wound (lambida de língua, fricção de dedo, sobre ferida suave). No festival de Arles deste ano Keisha expôs Alma, uma exploração da “materialidade da ausência” que tomou a forma de grandes fotografias e objetos feitos e colecionados após a perda de sua mãe. “Em certo momento, me perguntei se as liberdades que Scarville encontrou ao criar esta obra se fizeram sentir em outras áreas de sua vida — como artista, como educadora, como pessoa. ‘Sinto que não precisa parar no livro’, ela me disse. ‘Tudo isso’ — e aqui gesticula mostrando o espaço ao seu redor — ‘pode ​​ser a obra também. E esta pode ser a maneira como a obra vive.’”


Plaza de Cervantes, Alcalá de Henares, Arquivo Crónicas de Retaguardia © Antonio Gravilán Graña

O Portal Virtual Fotográfico, projeto promovido pela Associação Plataforma Centro de Fotografia e Imagem da Espanha, quer refletir a diversidade do setor fotográfico, aumentar a visibilidade de seus interlocutores e facilitar sua conexão em nível nacional e internacional. O site organiza e disponibiliza um diretório de pessoas e instituições que promovem a fotografia na Espanha, e também uma lista de acervos e arquivos virtuais espanhóis.


Reprodução de tela do Canal Youtube do Festival Felifa 2025

O canal do Youtube do Festival Felifa 2025, um dos mais importantes eventos de fotolivros da América Latina, disponibilizou uma série de entrevistas com os 34 autores e autoras dos projetos finalistas do prêmio de melhor boneco de fotolivro desta edição. O livro vencedor será publicado pela La Luminosa Editorial e pela FELIFA em uma tiragem de 300 exemplares. ///