Radar

Recomendações ZUM: Carmen Winant, Annie Ernaux, Miranda July, Innuteq Storch e mais

Publicado em: 2 de maio de 2024

Carmen Winant, The last safe abortion (vista da instalação na Bienal Whitney, 2024). Publicada na newsletter Interloper.

Em entrevista para a newsletter Interloper, da fotógrafa e escritora Alice Zoo, a artista norte-americana Carmen Winant comenta o seu mais recente trabalho The last safe abortion (O último aborto seguro), em cartaz na Bienal Whitney e que em breve será publicado como fotolivro. “Porque é que o nosso movimento – que já foi chamado pró-escolha, e agora é mais frequentemente chamado de justiça reprodutiva, por uma série de razões – tem sido tão tímido, relutante ou ignorante na sua relação com as fotografias? Que, quando aparecem, muitas vezes estão repletos de narrativas traumáticas”, pergunta Winant.


Miranda July, still de vídeo de July, @craigmontyjames (C.M. James) e @thongria (Zoë Ligon) no projeto F.A.M.I.L.Y. Teto, 2024. Publicado no site da Aperture.

Matéria da revista Aperture sobre a exposição New society (Nova sociedade) retrospectiva da artista norte-americana Miranda July, em cartaz na Fundação Prada, em Milão. “No início de sua carreira, July acreditou no poder ‘radical’ dos arquivos, como contou na prévia da exposição: ‘Percebi que o que é salvo é lembrado, e o que é lembrado vira história, e a história cria realidade’”.


Da série The Gay Space Agency, de Mackenzie Calle, publicada no site WePresent.

O site WePresent conta a história por trás dos projetos vencedores do WordPress Photo 2024. Entre eles está o ensaio The Gay Space Agency, de Mackenzie Calle, que “confronta a exclusão de astronautas abertamente queer pelo programa espacial americano. Dividido em duas partes, o projeto multimídia – uma montagem de fotografia, filme, documentação de arquivo, dados e colagem – oferece uma história crítica que traça como a comunidade LGBTQ+ foi marginalizada pela NASA, ao mesmo tempo que imagina um futuro diverso e receptivo no espaço.”


Foto do livro Necromancer, de Inuuteq Storch, 2024

O site American Suburb X publicou uma resenha do fotolivro Necromancer, novo trabalho do fotógrafo groenlandês Inuuteq Storch. “O título é uma indicação clara de que o que Storch está canalizando não é a exuberância da vida, mas sim a comunicação com os mortos. Afinal, a necromancia é um relacionamento com aqueles que vieram antes e com aqueles que deixaram este plano de existência com um canal vivo. Ele enraíza a experiência de alguém em algo maior e, embora seja frequentemente associado a tendências esotéricas/ocultas, acredito que há uma maneira de entender a necromancia como algo adivinhado no mundo natural, em oposição a vozes, batidas na mesa ou qualquer outra construção que sugira uma questão espiritual deixada apenas nas mãos cuja adivinhação pode tornar a grande voz material e audível.”


Dolorès Marat, La Femme Aux Gants (Mulher com luvas), 1987. Publicada no site The Conversation.

Fruto de uma intensa pesquisa realizada pela escritora Lou Stoppard sobre a escritora francesa Annie Ernaux e as relações entre a escrita e a fotografia na sua obra, a exposição Exteriores: Annie Ernaux e fotografia está em cartaz na Maison Européene de la photographie, em Paris. “A obra de Ernaux ganha brilho e quietude adicionais quando é lida em painéis na parede. As qualidades paradoxais da sua escrita em Exteriores, o sentido da tragédia atemporal e também a natureza efêmera das cenas captadas tornam-se mais vívidas em contraste com as imagens.”


Wara Vargas, Wara Vargas 1, La Paz, BOL, 2022. Publicada no site da Der Grief.

No site da revista Der Grief, a curadora e pesquisadora Renée Mussai, em conjunto com a artista Belinda Kazeem-Kamiński, apresentam o resultado de uma chamada aberta para artistas ao redor do mundo com o tema Response-ability — Touch/Change — Otherwise (Responsa-bilidade – Toque/Mudança – Outra forma). “Seguindo as sugestões da potente expressão ‘capacidade de resposta’ de Toni Morrison e das ideias generativas de transformação de Octavia E. Butler, convidamos os artistas a considerar noções de mudança – química, social, emocional, pessoal, política, econômica, sexual, cultural, física e outras formas.”


Obra da artista sul-africana Dimakatso Mathopa, publicada no site SA Creative.

No site SA Creative, destaque para a o trabalho da artista sul-africana Dimakatso Mathopa. “A arte de Dimakatso subverte o olhar colonial ao enfatizar a presença e a importância dos sujeitos negros nos espaços, independentemente das normas sociais. Sua intenção é questionar e redefinir as representações históricas das mulheres negras, destacando os estereótipos que persistem hoje na África do Sul.” ///



Tags: , , ,