Recomendações ZUM: Graciela Iturbide, Bob Wolfenson, Virginia de Medeiros, Paul Graham e mais
Publicado em: 6 de agosto de 2021
Criada em 1915, a coleção de imagens da Biblioteca Pública de Nova York é um incrível e gigantesco arquivo totalmente aberto aos visitantes da instituição. As pastas que guardam a coleção estão classificadas em mais de 12 mil categorias, das mais convencionais até recortes mais inusitados como Orações, Fadas, Retrovisores e Ábaco. “Você vê as pessoas passeando pelo arquivo, manuseando-o e explorando-o da maneira mais livre possível”, conta a artista Taryn Simon em entrevista ao jornal The New York Times. Há 9 anos Simon “escava” tesouros dessa coleção para depois agrupar e fotografar as imagens escolhidas. “É tão multidimensional. Um rodopio contínuo de imagens. Eu penso nele como uma peça performática ou uma instalação”. Recentemente, a administração da biblioteca decidiu que, no início do próximo ano, a coleção será arquivada e ficará disponível aos visitantes apenas mediante solicitação específica.
Originalmente autopublicado em 1985, o livro Beyond Caring (Além do cuidar), do fotógrafo inglês Paul Graham, acaba de ser reeditado pela Mack. As fotos foram feitas nas salas de espera e corredores dos escritórios da Previdência Social e Desemprego em todo o Reino Unido, documentando as longas esperas, filas e más condições de um sistema sobrecarregado. Resenha publicada no site American Suburb X destaca que os “interiores nas fotos de Graham falam a verdade nua e crua dos anos Thatcher. Elas também cimentam o desconforto da espera; uma ação quase indescritível nas mentes daqueles que observam sua condição.”
O livro Desnorte, recém-lançado pelo fotógrafo Bob Wolfenson, reúne imagens de família, retratos de celebridades, fotos de viagens e de moda, polaroides e anotações fotográficas. Wolfenson comenta que o livro “comemora os 50 anos de minha carreira, cuja desordem temática das fotografias salta aos olhos e é parte constituinte desta edição. Dispor lado a lado imagens de época, assuntos e lugares díspares – até mesmo inconciliáveis – é um desafio enorme quando se pretende de forma sucinta, dar conta de uma carreira tão longa. Todas as imagens que estão no livro formam uma colcha de retalhos que embaralha o jogo do multifacetado fotografo que sou. Coletar imagens no meu acervo e conectá-las foi o meu des(norte). Muito embora eu ainda esteja muito ativo em minha produção, olhar para trás e mexer com o passado traz à tona a questão de como vagar pelos vazios e incertezas do futuro? Contudo resistir – na acepção mais abrangente do termo, é legado de minha formação primeira e é resistindo que sigo”.
O site da revista British Journal of Photography comenta a séria fotográfica Guerrilheiras, da artista brasileira Virginia de Medeiros, atualmente em cartaz na galeria Nara Roesler de Nova York. As fotos registram as mulheres residentes na Ocupação 9 Julho, em São Paulo. Segundo a artista, “essas mulheres trabalham e vivem à margem da sociedade e as imagens sugerem diferentes entendimentos sobre a feminilidade e a luta feminina. Elas entenderam que a arte poderia ser uma ferramenta a favor do movimento, assim como outros apoios que receberam de jornalistas, arquitetos ou cineastas.”
Como parte do ciclo de filmes Dances for Camera: Merce Cunningham, Nam June Paik, John Sanborn (Danças para a câmera: Merce Cunningham, Nam June Paik, John Sanborn), o site do MoMA de San Francisco (SFMoMA) exibe durante todo o mês de agosto o filme Fractured Variations / Visual Shuffle, do videoartista norte-americano John Sanborn. Realizado em 1986 em colaboração com o coreógrafo Charles Moulton, o curta explora a estética futurista da videoarte dos anos 1980. Com uma edição intrincada e técnicas aprimoradas de processamento de pós-produção, a obra de Sanborn fundiu tecnologia e coreografia para transformar o espaço e o movimento dos dançarinos, criando a sensação de uma nova dimensão.
Em live promovida pelo festival argentino de fotografia BAPhoto, a fotógrafa mexicana Graciela Iturbide conversa com a jornalista argentina de cultura María Paula Zacharías sobre sua obra e sua trajetória como artista.
A fotógrafa e ativista Joan E. Biren organizou a live The Lesbian Lens: Documenting the HIV/AIDS Epidemic in DC (A Lente Lésbica: Documentando a Epidemia de HIV/AIDS em Washington DC). A conversa com as colegas Sharon Farmer, Patsy Lynch e Leigh Mosley girou em torno dos trabalhos fotográficos das participantes e as respectivas experiências na documentação da epidemia de HIV/AIDS nos anos 1980. ///
Tags: fotografia latino-americana, LGBTQIA+, Live, videoarte