Radar

Cristiano Mascaro e filho Pedro expõem fotos da tragédia de Mariana (MG)

Publicado em: 20 de setembro de 2016

Abre nesta quarta-feira, 21/9, às 18h, a exposição A Lama: De Mariana ao Mar, com fotografias de Cristiano Mascaro e Pedro Mascaro, no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Em novembro de 2015, uma gigantesca barragem de rejeitos de minério de ferro rompeu inteira sobre o povoado de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais. Esse momento deu início à maior tragédia ambiental brasileira e ao mais grave acidente dessa natureza na história da mineração mundial. Dezenove pessoas morreram, a cidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, não existe mais e a lama vinda da barragem destruiu toda a vida existente ao longo de 650 quilômetros de extensão do rio Doce até o mar.

Os fotógrafos foram convidados pela piauí a documentar o caminho que a lama traçou e a destruição deixada para trás. O ensaio visual acompanhava a reportagem de Consuelo Dieguez na edição de julho de 2016. Nas imagens de Cristiano Mascaro, vemos arquiteturas e objetos recobertos de lama e completamente devastados; nas de Pedro Mascaro, responsável pelas aéreas capturadas por drones, temos uma visão e uma compreensão mais ampla do desastre.

Agora, as fotografias são exibidas em grandes formatos, em exposição que é resultado de uma parceria entre a piauí, o Instituto Moreira Salles e o Paço Imperial, e tem curadoria de Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.///

 

A Lama: De Mariana ao Mar
Cristiano Mascaro e Pedro Mascaro

Paço Imperial, Rio de Janeiro
De 22 de setembro a 20 de novembro de 2016

Tags: , , , , ,