Os bastidores do quinto número da ZUM, que será lançado na próxima quinta-feira
Publicado em: 15 de outubro de 2013
Boneco de matéria sobre Raymond Depardon, um dos destaques dessa edição. Em depoimento inédito, o mestre do fotojornalismo revê a carreira e comenta suas fotos em cor, muitas delas nunca mostradas antes.

A capa da ZUM # 5 saindo da máquina. A foto faz parte do projeto Beijing Silvermine, que já resgatou mais de meio milhão de negativos de um lixão de Pequim.

Impressão de “Passageiros”, do cineasta francês Chris Marker, morto ano passado. O trabalho, publicado na quinta edição da revista ZUM, é uma experimentação com imagens de baixa resolução feitas no metrô de Paris e, ao mesmo tempo, um retrato involuntário do batalhão de imigrantes que engrossam as artérias da cidade.

O portfólio de Alberto García-Alix, que acompanha um perfil do fotógrafo espanhol feito por Cassiano Elek Machado.

O ensaio do coletivo Cia de Foto sobre as “revoltas de junho”, em forma de cartaz, é uma tentativa da revista de contribuir com o debate político que tomou conta do país nos últimos meses.
Este número traz ainda uma resenha de fôlego sobre War Primer 2, que rendeu a Broomberg & Chanarin o prêmio de fotografia Deutsche Börse deste ano, a história de Pablo Escobar recontada em imagens de arquivos, a série Criaturas, de Sofia Borges, e uma matéria sobre Mario Cravo Neto (1947-2009), acompanhada de imagens de seu primeiro ensaio fotográfico, produzido na virada dos anos 1970, mas inédito até este ano. No cardápio de textos, Joan Fontcuberta, Julian Stallabrass e Pierre Michon são alguns dos destaques, além de uma tradução para o português da famosa carta em que o fotógrafo chileno Sergio Larraín (1931-2012) ensina ao sobrinho os segredos de sua arte.
Lançamento com projeção de imagens do coletivo CIA DE FOTO
17/10, quinta-feira, a partir das 20h
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350
São Paulo
11 3138.1520