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MAC-USP promove seminário sobre a obra de Hans Gunter Flieg

Publicado em: 20 de março de 2015

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) promove, entre 13 e 15 de abril, um ciclo de palestras e debates sobre o papel social da arte e da fotografia, a partir de questões suscitadas pela exposição “Flieg, fotógrafo – Indústria, design, publicidade, arquitetura e arte na obra fotográfica de Hans Gunter Flieg”, atualmente em cartaz no MAC-USP, com obras do acervo do Instituto Moreira Salles. O seminário aborda os desdobramentos dos processos de modernização no campo da cultura ocorridos em meados do século 20, repensando as relações entre os imperativos econômicos e as inovações tecnológicas da modernidade no campo da produção imagética no momento em que a cultura tornava-se cada vez mais globalizada e centrada na visualidade.

As inscrições para o público abrem no dia 23 de março, segunda-feira, e devem ser realizadas através do email [email protected]

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Seminário Internacional: Modernismos em diálogo
O papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg

1º Etapa – Convocatória para comunicações – até 27 de março de 2015

Acesse a Convocatória aqui.

2º Etapa – Inscrições do Público – de 23 de março a 10 de abril de 2015
Valor da inscrição:
R$ 50,00 Público em geral
R$ 25,00 Professores e Alunos de graduação e pós-graduação
Alunos de graduação e pós-graduação da USP – isentos

Mais informações: (11)3091.3559
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Veja a programação completa:

2ª feira 13/04

9h – Credenciamento
9h30 – Abertura institucional
10h às 12h – Mesa redonda 1• Experiências modernistas

• Ada Ackerman

A experiência russa de Margaret Bourke-White • Primeira fotógrafa estrangeira profissional autorizada a registrar a industrialização e coletivização russas, Margaret Bourke-White ganhou fama ao viajar pela União Soviética entre 1930 e 1932. Este período de sua vida e de sua arte jamais foi documentado a partir de fontes primárias. Utilizando-se da documentação encontrada em arquivos norte-americanos e russos, a palestra pretende iluminar esta parcela de sua produção.

• Annateresa Fabris

Evidência e mistério: o objeto na fotografia moderna • Presença determinante na arte e na fotografia modernas, o objeto desempenha duas funções principais: põe em evidência formas, estruturas geométricas, aspectos corriqueiros do cotidiano; é portador de latências e poderes de invenção, evocação e transformação das aparências desse mesmo cotidiano. A palestra analisará essas possibilidades em dois estudos de caso: Tina Modotti e Fernando Lemos.

Debatedor • Marcos Fabris

12h às 12h30 – Debate
12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 – Mesa redonda 2 • Hans Gunter Flieg, fotógrafo

• Sergio Burgi

Hans Gunter Flieg: acervo e curadoria • Esta conferência irá abordar o perfil do acervo de Hans Gunter Flieg, depositado no Instituto Moreira Salles, bem como os procedimentos de organização e conservação adotados para sua salvaguarda. Serão apresentados também os critérios curatoriais utilizados na exposição retrospectiva da obra de Flieg  em cartaz no MAC USP.

• Lorenzo MammÌ

Flieg e a invenção do espaço industrial brasileiro • As fotografias de espaços industriais de Hans Gunther Flieg são verdadeiras encenações, calculadas nos mínimos detalhes. Remetem à tradição americana da foto industrial, mas também a referências iconográficas que ele extrai de sua vasta cultura visual. Flieg encara o desafio de retratar de maneira positiva uma realidade industrial incipiente, mostrando, mais do que era, aquilo que poderia vir a ser.

Debatedora • Helouise Costa

16h30 às 17h – Debate

 

3ª feira 14/04

10h às 12h – Mesa redonda 3 • A potência crítica da matéria moderna

• Ricardo Mendes

O fotógrafo quando jovem: o calendário Pirelli para 1949 • Aos 25 anos, H. G. Flieg é comissionado pela agência Standard Propaganda para seu primeiro trabalho de envergadura. O calendário Pirelli para 1949 é relevante por tomar como ponto de partida o livro Arbeit!, de Paul Wolff (1937). O calendário permite discutir a difusão da fotografia moderna, a publicidade e outras faces da modernidade brasileira em construção, bem como identificar procedimentos de longa duração na obra do fotógrafo.

• Marcos Fabris

Fantasmagorias da modernização: trabalho e técnica em Weegee e Hopper • Os processos de modernização vivenciados por certas metrópoles brasileiras, embora distintos, não são desconhecidos de alguns centros norte-americanos. A palestra pretende investigar a articulação formal de tais processos verificada na fotografia de Weegee e na pintura de Edward Hopper, buscando compreender a abrangência de suas avaliações estéticas e políticas.

Debatedor • Marcos Soares

12h às 12h30 – Debate
12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 – Sessão de comunicações 1

Debatedora • Helouise Costa

16h30 às 17h – Debate

 

4ª feira 15/04

10h às 12h – Mesa redonda 4 • Arte e técnica

• Laura Gonzalez Flores

A representação do processo da modernização na América Latina: México e Brasil • A palestra toma a fotografia de H. G. Flieg para discutir as analogias entre a produção fotográfica mexicana e a brasileira entre 1940 e 1960, introduzindo a hipótese de uma prática construtiva da fotografia, que ajudará a dar forma visual ao projeto ideológico das elites políticas e econômicas locais. Esta visão abstrata e utópica também mostra as fraturas e contradições do inconsciente moderno desconstrutivo de ambos os países.

• Helouise Costa

Espaços da arte: fotografia moderna e representação • A institucionalização da arte moderna no Brasil abarcou a criação de importantes instituições museológicas nas décadas de 1940 e 1950, centradas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Esta conferência irá analisar a representação da obra de arte e dos espaços de exposição por meio da fotografia como uma das estratégias para dar visibilidade ao incipiente sistema de arte local.

Debatedor • Marcos Fabris

12h às 12h30 – Debate
12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 – Sessão de comunicações 2

Debatedora • Helouise Costa

16h30 às 17h – Debate
17h – Encerramento