Fernando Lemos e Dorrit Harazim são destaques no Prêmio APCA 2016
Publicado em: 1 de dezembro de 2016A Associação Paulista de Críticos de Arte anunciou na noite desta quarta-feira, 30/11, os vencedores de sua premiação anual. A fotografia teve destaque em diversas categorias.
O pintor, fotógrafo e artista gráfico português Fernando Lemos recebeu o grande prêmio da crítica em Artes Visuais. Na ZUM #11, Lemos faz minuciosa revisão de sua trajetória em entrevista ao professor Rubens Fernandes Junior, comentando momentos importantes de sua vida e discorrendo sobre os princípios que norteiam sua arte, a partir de fotos (algumas inéditas) produzidas entre 1945 e 1952, período em que morava em Portugal e convivia com um grupo de artistas surrealistas.
A jornalista Dorrit Harazim, colaboradora da ZUM e ex-colunista deste site foi premiada na categoria Reflexão Crítica em Artes Visuais pelo livro O instante certo, que reúne seus textos sobre fotografia. Dos 38 ensaios contidos no volume, 35 foram publicados pela ZUM (no site ou na revista).
Na seção Arquitetura, Tuca Vieira ganhou o prêmio de Pesquisa por seu ensaio Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores, exposto este ano na Casa da Imagem e resenhado no site da ZUM.
Na categoria Fotografia propriamente dita, dentro de Artes Visuais, o vencedor foi Gal Oppido pela exposição Sentidos da pele, na Galeria Lume.///