Novo livro do fotógrafo Caio Reisewitz traz série inédita sobre as cidades e as águas
Publicado em: 22 de setembro de 2014De autoria de um dos mais relevantes nomes da fotografia contemporânea brasileira, o livro Água escondida apoia-se na força das imagens para investigar a relação das cidades com sua hidrografia. Lançamento da BEĨ Editora em parceria com o Instituto Moreira Salles, o volume reúne uma série inédita de fotomontagens e fotografias que registram galerias subterrâneas, barrancos, avenidas, córregos e represas; nas imagens, a água e a arquitetura, o mundo rural e o urbano, se confrontam, se superpõem e se confundem. Reisewitz está expondo atualmente no International Center of Photography (ICP), em Nova York, e organiza em 2015 nova mostra na Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris.
“O livro é uma grande narrativa visual sobre a cidade e as águas, que editamos em parceria com o Arq.Futuro. Tendo como foco São Paulo e Belém, duas cidades que mantêm relações muito diferentes com seus rios, o Caio passou os últimos meses visitando lugares em que a água está presente – de chafarizes a nascentes, de represas a canais, dos grandes rios aos córregos. O material fotográfico foi então trabalhado em sequências e colagens. O livro é uma grande reflexão visual sobre a presença da água no ambiente urbano, dividido, à maneira de um romance, em três grandes capítulos: as sequências aéreas, as colagens e um final apocalíptico”, resume Thyago Nogueira, curador do projeto e coordenador de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.
Água escondida será lançado no dia 23 de setembro, no Auditório Ibirapuera, durante o Arq.Futuro, fórum de discussão sobre o futuro das cidades. O livro nasceu do desejo de apresentar uma reflexão sobre a água, tema central da edição 2014 do evento, sob um viés artístico, complementar às palestras e aos debates promovidos pelo fórum. Caio também participa de um dos debates do evento, “Cidade e água: espaço público, arquitetura e arte”, uma conversa entre o fotógrafo e os arquitetos Gustavo Penna e Milton Braga.
Além da série fotográfica, Água escondida conta com ensaio inédito do escritor e antropólogo baiano Antonio Risério. Intitulado “A cidade e as águas”, o texto analisa a expansão urbana brasileira e sua relação com as águas.
“O que importa dizer é que o modelo predatório de desenvolvimento, produzindo desastres, nos fez reabrir os olhos para o doce mistério das águas. E agora elas nos levam a repensar o sentido e a forma da aventura urbana da humanidade” Antonio Risério.
Água escondida, de Caio Reisewitz |
Arq.Futuro 2014 | A Cidade e a Água
23 de setembro, 18h30: Conversa entre o fotógrafo Caio Reisewitz e os arquitetos Gustavo Penna e Milton Braga, seguida de sessão de autógrafos.
Auditório Ibirapuera – São Paulo
Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número
Parque do Ibirapuera – Portão 3, São Paulo / SP
Evento gratuito. Inscrições no site do Arq.Futuro.
Veja programação completa do ArqFuturo aqui.