14 de novembro: Alex Majoli fotografa o dia seguinte aos atentados em Paris
Publicado em: 19 de novembro de 2015Na noite de 13 de novembro, em Paris, Alex Majoli estava com um amigo no restaurante Chez Omar, a apenas duas quadras da casa de shows Bataclan. O fotógrafo da agência Magnum estava sem sua câmera, e fez alguns registros com o celular. No dia seguinte, câmera em mãos, saiu às ruas da capital francesa para registrar a reação das pessoas e a atmosfera nos arredores dos locais onde ocorreram os atentados terroristas levados a cabo pelo Estado Islâmico.
O site da ZUM apresenta uma seleção dessas imagens e um vídeo feitos pelo fotógrafo italiano. No pequeno filme, Majoli mescla, num díptico cambiante, uma sequência do dia seguinte – em que uma mulher aparece no centro da cena, como se rezasse –, a pequenos filmes feitos com o celular na noite dos atentados, em meio à confusão e desorientação geral perto do Bataclan, bem como a algumas fotografias do ensaio.
Clique aqui para assistir ao vídeo de Alex Majoli feito durante e após os atentados de 13 de novembro em Paris. © Alex Majoli/Magnum Photos
Majoli disse à CNN que o Le Carillon era um bar significativo para ele. “Quando venho a Paris, é muitas vezes nesse bar que costumo tomar meu último drink antes de ir dormir”. Sobre outra foto, em que uma mulher aparece lendo um jornal com a manchete “L’Horreur” no meio de um bar, o fotógrafo comenta que aquele lugar “fica literalmente a 100 metros de um dos locais atacados. Fiquei surpreso ao ver que estava aberto. Pessoas estavam em pé do lado de fora, ou tomando um brunch ou sei lá o quê, e literalmente a 100 metros dali, oito horas antes, 18 pessoas estavam sendo assassinadas”.///
Alex Majoli é um fotógrafo italiano, membro da agência Magnum. Em 2014 participou do projeto Offside Brazil, parceria do Instituto Moreira Salles com a Magnum para uma cobertura paralela do país durante a Copa do Mundo.
Tags: atentados de paris, atentados em paris, estado islâmico, paris, paris attacks, terrorismo