Paraty em Foco traz ao Brasil Li Zhensheng, Cristina De Middel e Lourdes Grobet
Publicado em: 20 de setembro de 2013Com o tema Extremos, o 9º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia acontece de 18 a 22 de setembro, na cidade histórica fluminense, ocupando a Casa de Cultura, uma Tenda Multimídia ao lado da Praça da Matriz, além de diversos espaços públicos do Centro Histórico. Doze entrevistas com fotógrafos internacionais e com grandes nomes da fotografia brasileira, exposições ao ar livre, ocupações temporárias, projeções multimídia e intervenções em diversos formatos fazem parte da programação.
O Paraty em Foco, com o apoio do Instituto Moreira Salles, traz ao Brasil o chinês Li Zhensheng, que durante a revolução cultural de Mao Tsé-tung nos anos 1960 fotografou cenas que podiam e que não podiam ser publicadas, escondendo-as embaixo do assoalho de sua casa. Esses preciosos negativos vieram à luz no livro Red-Color News Soldier, publicado na Inglaterra. A ZUM#4 traz uma matéria sobre Li, acompanhada de um portfólio de imagens.
Cristina De Middel apresentará o projeto The Afronauts, que deu origem a um aclamado fotolivro que reconstrói uma expedição espacial idealizada por um professor de ciência da Zâmbia.
Uma das artistas mais originais do país, com uma obra que questiona as noções de autoria e reinventa memórias, Rosangela Rennó tem um trabalho de grande relevância em livros e publicações. Este será o foco da conversa com o fotógrafo e curador Thyago Nogueira, coordenador do setor de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles. Nesta entrevista, ela falará sobre o processo de criação de fotolivros como A01 [COD.19.1.1.43] – A27 [S|COD.23], premiado no Festival de Arles, na França, neste ano, e sobre o ensaio Cinquenta e Cinco, feito para o quarto número da revista ZUM.
Novidade no fesitval de 2013 é a ampliação da programação em plataformas multimídia. As atividades serão coordenadas por um grupo de curadores que vem realizando trabalhos de grande repercussão em diversos países ao redor do mundo. São eles: o coletivo paulistano Cia de Foto; o curador Claudi Carreras; Frank Kalero, curador do festival Photoquai, do Museu Quai Branly; e o grupo de fotógrafos organizadores do Photographic Museum of Humanity.
Veja a programação completa (Sujeita a alterações).
imagem da capa: Paraty, de Sara De Santis