Notícias

Thêmonias, projeto da artista Rafael Bqueer selecionado na Bolsa ZUM/IMS de 2020, tem pré-estreia no IMS Paulista

Publicado em: 21 de janeiro de 2022

No próximo dia 29 de janeiro, data que celebra a Visibilidade Trans, acontece no cinema do IMS Paulista a pré-estreia do curta-metragem Themônias, da artista Rafael Bqueer. Após a exibição acontecerá um bate-papo de Rafael com Paulete Lindacelva e Symmy Larrat sobre o dia da Visibilidade Trans, a inserção LGBTQIA+ nas artes, política e cultura e os movimentos artísticos organizados fora do eixo sudeste.

Themônias, projeto vencedor da Bolsa ZUM/IMS 2020, conta com uma sequência de quatro curta-metragens: O nascimento, A bela é ploc, Torre de Babildre e Hierogritos. O coletivo foi fundado por Rafael e outras artistas locais em 2014 e reúne hoje cerca de 150 pessoas que se montam e se apresentam na noite paraense.

Os filmes apresentam algumas das themônias mais icônicas da cultura drag-themônia: Brigitte Liberté, Condessa Devonriver, Flores Astrais, Gigi Híbrida, La Falleg Condessa, Monique Lafond, Sarita Themônia, Shayra Brotero, S1mone, Tristan Soledade, Uhura Bqueer, Uyra Sodoma e Xirley Tão. O projeto reúne cenas de exaltação à estética drag Amazônica com títulos que trazem palavras do pajubá da região, afirmando a importância desse grupo que, em 2022, completa oito anos de atuação na cena artística paraense e amplia-se para outros estados como um potente movimento LGBTQIA+ da região norte do Brasil. Para saber mais sobre o projeto Themônias, leia entrevista com a artista Rafael Bqueer.

Rafael Bqueer (Belém/ Pará, 1992). Tem formação pelo curso de Artes Visuais da UFPA. Trabalha com performance e vídeo, investigando arte e ativismo LGBTQIA+ na Amazônia e práticas dissidentes na vivência entre cultura drag, moda, artes visuais e escolas de samba.

Paulete Lindacelva é curadora independente, DJ, artista visual e apresentadora. Sua pesquisa se interessa por questões raciais, desobediência de gênero e políticas de afirmação.

Symmy Larrat é presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), foi coordenadora do Programa Transcidadania da prefeitura de São Paulo e Coordenadora Nacional LGBT no Governo Dilma. Coordena a Casa Neon Cunha em São Bernardo do Campo – SP.

 

Dia: 29 de janeiro de 2022.
Horário: 17h
Local: Cinema IMS Paulista
Participantes: Rafael Bqueer, Paulete Lindacelva, Symmy Larrat e Thyago Nogueira

O cinema terá apenas 50 vagas disponíveis, com distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa. Não haverá transmissão on-line. ///

 

 

 

Tags: , ,