Premiados da Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2025
Publicado em: 23 de outubro de 2025A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles anunciam os três livros premiados pela Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2025.

Butsudan, de Akira Kodato e Yuji Kodato. Uma conversa visual entre avô e neto, Akira e Yuji caminham lentamente pela flora de montanhas que se transformam em homens, por águas oníricas que correm pelas lavouras de café, pelo efêmero e os vestígios que sustentam esse mundo.

A menina peixe/La niña pez/The fish girl, de Verónica Borsani. Fotolivro com imagens de arquivo familiar, ilustrações escolares e textos atuais escritos pela autora. Reúne fragmentos de memórias e imagens para revelar o oculto e falar de um tabu, numa tentativa de transformar o horror no possível ao narrar a história de uma sobrevivente de abuso sexual intrafamiliar.

Viagem ao Brasil (1865-1866): a desordem da carne, de Marina Feldhues. O livro é uma ocupação e (re)(de)composição verbo-visual do diário de viagem da expedição científica Thayer − que ocorreu no Brasil entre 1865-1866 − e tinha por objetivo provar a inferioridade de pessoas negras, indígenas e mestiças com o auxílio da fotografia.
Os três fotolivros premiados mostram a importância da reflexão sobre os arquivos na produção contemporânea: a revisão crítica de narrativas históricas e racistas, o enfrentamento das violências familiares e a valorização da memória das comunidades que moldam o Brasil.
Viagem ao Brasil (1865-1866): a desordem da carne (autopublicado), de Marina Feldhues, é uma resposta contundente à produção pseudocientífica do naturalista suíço Louis Agassiz e de sua esposa Elizabeth Cabot Agassiz realizada durante a expedição Thayer, que aprofundou o racismo contra populações africanas e originárias. Intervindo sobre imagens e textos sensíveis, Feldhues faz uma releitura crítica e visual da reedição do livro publicada pelo Senado Federal em 2000.
Em La niña pez (La Luminosa), de Verónica Borsani, as delicadas fotografias, desenhos e adesivos pessoais e aparentemente singelos da infância são o fio condutor de um trauma oculto por anos. É no contraste com o texto que autora constrói uma narrativa sobre o abuso sexual intrafamiliar – tema urgente, apagado e pouco discutido no Brasil.
Butsudan (Selo Turvo), de Akira Kodato e Yuji Kodato, aborda o reencontro entre um neto e as imagens, paisagens e andanças de seu avô, em diálogo com o legado da imigração japonesa no Brasil. Um fotolivro sobre beleza, herança, silêncio, memória e permanência – onde o arquivo se converte em espaço de afeto e continuidade.
Cada um dos três escolhidos receberá um prêmio de R$ 2 mil. Este ano o júri foi composto por Mariela Sancari (artista visual), Iliriana Rodrigues (historiadora e curadora), Thyago Nogueira (coordenador do núcleo de arte contemporânea do IMS e editor da revista ZUM), Ângelo Manjabosco (pesquisador do IMS) e Miguel Del Castillo (coordenador da Biblioteca de Fotografia do IMS).
Veja abaixo a lista dos 45 livros selecionados:
01 por todo$ e todo$ por 01, Ck Martinelli & Luiz 83 – Autopublicado
A menina peixe/La niña pez, Verónica Borsani – La Luminosa
Alumbre na Macaia, Ian Cheibub – KWY Ediciones
Beco – volume 1, Vários autores – Selo Vertigem
Belén, María Belén, Archivo de la Memoria Trans Argentina
Butsudan, Akira Kodato e Yuji Kodato – Selo Turvo
Carros, Zabenzi – Autopublicado
Carta de despejo / Carta de desalojo, Cícero Costa – Lovely House & Tempo D`Imagem
Cine Casa, Régis Amora – Lovely House
Como olhar junto, Luiza Baldan – Fotô Editorial
Coragem de fugir medo de ficar, Bárbara Bragato – Editora Gris
Doce sonâmbulo, Desali – Quadradocirculo
Espectra, Marcos Bonisson – Piscina Pública Edições
Fábrica de Sonhos, Maxwell Matias – Intro Network
Fantasmagoría, Suyai Otaño – Tres Salas
Fotográfico, Beth Lee – Autopublicado
Frases mínimas, Ana Lía Orézzoli – Autopublicado
Fujikawa, o sol daqui brilha amarelo, Henrique Fujikawa – Tempo D’imagem
ganas de vivir, ganas de morir, Macarena Peñaloza – Tacto Editora
Guaraná Paquera, Mariana Destro – zero-Edições
Inculpáveis, Estefania Gavina – Lovely House
Livro dos gauchos imaginários, Fabio Spolti – Autopublicado
Mama Coca, Nadège Mazars – Raya Editorial
Mamushkas, Carla Lucarella – Centro de Fotografía de Montevideo / Metaninfas
Mataram um boe na rua de cima, Everson dos Santos de Andrade – Ateliê Maniva
Meu pai morreu três vezes, Clara Simas – Propágulo
Mosca imagem: ruído, Dods Martinelli e Edilson Rodrigues da Silva – Editora Mosca
Museu Serra Mar, Gustavo Caboco – Picada Livros
Não Reagente, Priscilla Buhr – Autopublicado
Nunca hay nadie alrededor, Adrián F.S. – La Luminosa
Olhares que Falam, Vários autores – Autopublicado
Fechamento de arquivo [Meu sobrenome + Os ramos + Visões de família], Alunes do Curso Técnico Senac São Miguel Paulista 2025, orgs. Fernando Banzi, Elaine Xavier e Michele Manoel– Autopublicado
Parada, Iatã Cannabrava e Manauara Clandestina – Editora Madalena
pique-esconde, brunøvaes – Patuá
Procurem Luisa, Maria Dolores Rodriguez – Editora Segundo Selo
Salve todas as forças que nos protegem, Julia Mello e Mateus Cintra – Autopublicado
Shinsaibashi 2-18-9, Lucas Gibson – Selo Turvo
Shipwreck of Dreams, Emilio Nasser – Artphilein Editions
Slam da Guilhermina: Batalha de Poesias 292°, Vinícius Toledo – Autopublicado
Tarja preta e efeito colateral, Alan Lima – Selo Vertigem
The Façade, Carolina Monteiro e Rafael Roncato – Nest
Transitus Naturalis, Elaine Pessoa – Fotô Editorial
Tu, Felipe Camilo e Karlo Artur – Lovely House
Uma ilha chamada Armênia, Cassiana Der Haroutiounian – Tabla
Viagem ao Brasil (1865-1866): a desordem da carne, Marina Feldhues – Autopublicado








