Conheça “Desvio”, um dos projetos vencedores da Bolsa ZUM 2014
Publicado em: 12 de junho de 2015Em Desvio, um dos projetos vencedores da Bolsa ZUM/IMS 2014, a artista Helena Martins-Costa se apropria de retratos antigos de pessoas anônimas, coletados em leilões, sebos e feiras de antiguidades. Especificamente para esse ensaio, Helena selecionou retratos que têm em comum um erro, uma distorção causada pela inclinação involuntária da câmera fotográfica que desestabiliza sutilmente a composição, causando um estranhamento – possivelmente o que fez com que esses retratos fossem descartados.
“O sujeito retratado se posiciona frontalmente e ereto para a câmera fotográfica, mas devido a essa distorção da perspectiva aparecerá inclinado como se estivesse tombando, criando uma sensação de vertigem”, explica a artista. Esses retratos, encontrados separadamente, quando reunidos formam uma série em que a distorção, antes considerada um erro, provoca questionamentos a respeito das regras e convenções estéticas do retrato. Para realçar ainda mais os efeitos do desvio, os pequenos retratos foram manipulados em sua escala e reimpressos, formando um conjunto homogêneo, sem interferência nas cores naturais e nas marcas da passagem do tempo dos originais.
Helena Martins-Costa (Porto Alegre/RS – 1969) é artista visual, bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP. Em seu trabalho, resgata imagens rejeitadas que sobreviveram ao desaparecimento e, através de um processo de arqueologia fotográfica, identifica tipologias. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Teve obras adquiridas para os acervos do MAM-SP e MAM-RJ. Vive e trabalha em São Paulo/SP.
Conheça o ateliê da artista:
Fotos do ateliê por Ricardo Iannuzzi.